Grupo Maturidade Ativa recebe palestra em alusão ao Setembro Amarelo
Atividade reforça a importância do diálogo e do cuidado com a saúde mentalNa tarde da última quinta-feira, dia 11 de setembro, o Espaço Sicredi Feitoria recebeu um encontro voltado à reflexão e ao aprendizado, reunindo integrantes do grupo Maturidade Ativa, do Sesc São Leopoldo, e os integrantes do grupo Pró-Maior, da Unisinos. A atividade foi organizada pela facilitadora do Maturidade, Raquel Dutra, e contou com a condução do professor Jorge Nepomoceno, do Senac São Leopoldo, que trouxe uma fala sensível e necessária sobre prevenção ao suicídio.
Durante a palestra, foram abordadas estratégias de cuidado, escuta ativa e acolhimento, reforçando a importância de construir redes de apoio e diálogo aberto. “Falar sobre esse assunto é um passo essencial para salvar vidas e fortalecer vínculos de apoio”, afirma Raquel Dutra, Auxiliar de Programas Sociais do Sesc São Leopoldo e facilitadora do grupo. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas com a Unidade, no telefone (51) 3592-2129 e WhatsApp (51) 99367-8714.
Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 59 grupos ativos com atividades sistemáticas no RS. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa.