Grupo de Ijuí participa de encontro nacional de pessoas idosas
Evento do Sesc na Serra Gaúcha reuniu participantes de diferentes estados para celebrar o envelhecimento ativo com palestras, vivências e atividades culturaisO grupo de idosos do Sesc Ijuí esteve em Bento Gonçalves para integrar a programação do 4º Encontro Nacional de Pessoas Idosas do Sesc, realizado nos dias 09, 10 e 11 de junho. Foi a primeira vez que o Estado recebeu este evento nacional, que já passou pela Bahia, São Paulo e Pernambuco, com o objetivo de promover o envelhecimento saudável, autônomo e integrado à comunidade.
“Fomos participar deste encontro em Bento Gonçalves cheios de amizades, atividades e experiências culturais”, comentou Vera Lúcia Oster Donato, de 62 anos, participante do grupo em Ijuí. “Lá pudemos nos descobrir e também passar mensagens de carinho para todos os grupos”, completou.
24 pessoas do Sesc Maturidade Ativa de Ijuí estiveram presentes, completando um total de mil participantes, de dezenas de cidades gaúchas e também do Paraná – todos membros dos grupos de pessoas idosas do Sesc. Também da comitiva de Ijuí, Eva Rosalina da Silva, de 70 anos, avaliou o encontro como uma experiência única. “Foi minha primeira vez nesse evento e foi maravilhoso, com atividades que deixam a gente cada vez melhor. Essas iniciativas nos fazem crescer como gente, com amizades, com companheirismo, e cada um leva delas muitas lições para casa”, resumiu.
Solange Ramos, de 65 anos, também diz-se encantada com a experiência. “Fiquei maravilhada e convido a todos que desejarem, que participem do grupo da Maturidade Ativa do Sesc, porque é maravilhoso participar e ser parte de experiências como essa”, destacou. “Eu agradeço ao Sesc por essa oportunidade”, completou Francisco Silva, de 72 anos, também do grupo de Ijuí.
Entre as ações realizadas em Bento Gonçalves, um dos destaques foi a palestra “Jornada da longevidade: a busca por uma vida mais longa, plena e feliz”, conduzida pelo médico geriatra e pesquisador Emílio Moriguchi, que é referência nacional em estudos sobre envelhecimento. A programação incluiu, ainda, o debate “Ninguém Envelhece Sozinho”, que abordou redes de apoio à pessoa idosa, além de passeios turísticos, vivências em dança circular, ginástica do cérebro, oficinas de tecnologia, e uma mostra de talentos dos participantes.
Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 59 grupos ativos com atividades sistemáticas no RS. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa.