Grupo de Goiás é atração do Sonora Brasil Sesc 2017 em Canoas
Apresentação será no dia 28 de novembro, com entrada francaO Sonora Brasil Sesc 2017 segue sua circulação pelo país e nesta 20ª edição está percorrendo 12 municípios do Rio Grande do Sul. No dia 28 de novembro, estará em Canoas com a apresentação da “Corporação Musical Cemadipe”, de Goiás, no Teatro do Sesc (Av. Guilherme Schell, 5340), às 20h. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos no dia do espetáculo no local, a partir das 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3464-6909, no site www.sesc-rs.com.br/canoas e na página www.facebook.com/sesccanoas.
Com o tema “Bandas: formações e repertórios”, o objetivo do Sonora Brasil Sesc é traçar um panorama das principais bandas brasileiras que são formadoras de músicos. Por isso, foram convidadas bandas consagradas de diferentes Estados brasileiros. A “Corporação Musical Cemadipe” é uma banda formada por jovens de Aparecida de Goiânia, cidade localizada na região metropolitana de Goiânia, capital de Goiás. A criação do grupo, em 2005, ocorreu como uma proposta de educação musical baseada em referências comumente encontradas em cidades do interior do Brasil. A proposta engloba cerca de 80 jovens que são organizados por níveis de rendimento, havendo um núcleo de 15, maiores de 18 anos, que reúne os mais produtivos e com perfil de profissionalização na área da música. Destes, os que não estão cursando faculdade de Música estão buscando essa oportunidade. São eles que compõem o grupo que circula no projeto Sonora Brasil.
Formada por naipes de metais e percussão, abordando repertórios de relevância histórica e com atenção especial a compositores goianos, o grupo apresenta instrumentos de fanfarras e exemplos de seu repertório específico. Regido pelo maestro Rogério Francisco, é composto por Bruno Bernardes (Trompete), Hyago Tocach (Trompete), Ismael Trindade (Trompete), Lourrainy Cabral (Trompete), Jordânia Silva (Trompa), David Souza (Trombone), Alinne Sousa (Flugelhorn), Amanda Batista (Flugelhorn), Wellington Lemos (Eufônio), Cailton Silva (Tuba), Bruno Augusto (Percussão), Mauricio Silva (Percussão), Rivenilson Silva (Percussão) e Matheus Cardoso (Percussão).
O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. O projeto busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical por meio de apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.