. .

Festival Internacional Sesc de Música projeta talentos brasileiros no cenário nacional e internacional

Egressos da edição 2025 já acumulam premiações em concursos prestigiados e bolsas em instituições de referência
Crédito: Paulo Rossi

Reconhecido como um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, o Festival Internacional Sesc de Música tem se consolidado não apenas como espaço de fruição cultural, mas, sobretudo, como um ambiente formativo capaz de impulsionar carreiras artísticas. A experiência vivida pelos alunos durante a programação em Pelotas reverbera ao longo de todo o ano, traduzindo-se em conquistas expressivas no Brasil e no exterior.

Prova disso são os resultados obtidos por músicos que participaram da 13ª edição, realizada em janeiro deste ano. A soprano Pollyana Santana, por exemplo, alcançou o primeiro lugar no Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, um dos concursos mais tradicionais de canto lírico da América Latina, e foi a grande vencedora no Concurso Jovens Solistas da Osesp, em São Paulo. Para a artista, o Festival teve papel decisivo em sua trajetória: “Participar do evento foi uma experiência transformadora. São duas semanas intensas em que a gente respira música o tempo todo, entre masterclasses, recitais e concertos. É tanto aprendizado concentrado que costumo dizer que evoluímos nesses poucos dias o que levaríamos quase um ano inteiro para conquistar. No meu caso, pude aprofundar muito a formação musical: os professores trouxeram dicas preciosas sobre fisiologia da voz e técnica vocal que viraram verdadeiras chaves para mim. Além disso, fiz amizades que levo para a vida”, conta. Para ela, as premiações que vieram na sequência, trouxeram ainda mais motivação. “Sou muito grata por essa vivência e espero que essa visibilidade continue abrindo novos caminhos para minha carreira no canto lírico”, afirma Pollyana.

O tenor Mikhael Coutinho conquistou o primeiro lugar no Concurso Joaquina Lapinha, referência na valorização da música lírica no país. Outro destaque é a argentina Sofía Biolé, contemplada com uma bolsa integral da Fundación Carolina para estudar no Conservatorio del Liceu de Barcelona, uma das mais prestigiadas instituições da Europa. Também com trajetória ligada ao Festival, Vanessa de Melo Lacerda foi a vencedora do Concurso Nacional de Canto Natércia Lopes 2025, realizado em Vitória, Capital do Espírito Santo. Aluna em edições anteriores e já inscrita para o 14º Festival, em janeiro de 2026, Vanessa agora integra o grupo de artistas que terão a oportunidade de se apresentar ao lado da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, no concerto de encerramento do Festival de Música Erudita do Espírito Santo, em novembro.

“O Festival é pensado como uma verdadeira escola intensiva, onde alunos de diferentes regiões do Brasil e de outros países têm acesso a professores renomados, vivências práticas e a possibilidade de se apresentar em palcos importantes. É muito gratificante ver que esse esforço se traduz em conquistas tão significativas”, avalia o coordenador de Música do Sesc/RS, Anderson Mueller.

Realizada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP com apoio institucional da Prefeitura de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Faculdade Senac, Bibliotheca Pelotense, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Unisinos e Expresso Embaixador, a 14ª edição do Festival Internacional Sesc de Música acontece de 19 a 31 de janeiro de 2026, em Pelotas, reunindo dezenas de professores e centenas de alunos em cursos, recitais e concertos gratuitos.

Nesta edição, os cursos de especialização musical do Festival receberam 1.179 inscrições vindas de diferentes estados brasileiros. A programação formativa contempla mais de 21 classes, abrangendo instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo, contrabaixo e harpa), sopros (flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba e saxofone), além de eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho). As atividades serão conduzidas por professores de referência internacional. Além das aulas, os alunos selecionados compõem a banda e a orquestra acadêmica do Festival, que se apresentam em diversos espaços do município, como teatros, igrejas, hospitais, estabelecimentos comerciais e na Praia do Laranjal. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.sesc-rs.com.br/festival.

Sobre o Sesc/RS – Com 77 anos de atuação no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 52 Unidades no Estado, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.

 

14º Festival Internacional Sesc de Música

 Data: 19 a 31/01/2026

Cursos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho)

Mais informações: www.sesc-rs.com.br/festival