. .

Festival Internacional de Folclore de Gravataí movimenta município

Evento cultural aconteceu na última semana (17 a 21/10)
(Foto: Júlio Barbosa)

Entre os dias 17 e 21 de outubro, ocorreu o Festival Internacional de Folclore de Gravataí, no Teatro do Sesc. Todas as apresentações foram gratuitas e o destaque foi para a abertura oficial do evento, que contou com a participação da banda Yangos. Já entre os dias 18 e 21, aconteceram os shows dos grupos folclóricos, com média de público superior a 450 pessoas por noite. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3497-6174, no site www.sesc-rs.com.br/gravatai e na página www.facebook.com/sescgravatai.

Ainda no dia 18, segundo dia do Festival, os grupos se reuniram para discutir questões relevantes ligadas ao folclore. Neste ano, o tema da Conferência Internacional de Folclore foi a influência da religiosidade do folclore de cada país. Em 2018, os países representados foram México (pela primeira vez no Brasil) com o Ballet Folclórico Alt-tecuilli-ko, Equador (primeira vez no Brasil) com o grupo Nuestras Raíces Corporacíon Artística, Chile (Agrupacion Folklórica Vientos de Chile), Portugal (Grupo Folclórico Passos de Bruma), grupo representante da cultura Açoriana, primeiros colonizadores da cidade de Gravataí. Além dos grupos internacionais, passaram pelo palco do Sesc Gravataí o Rancho Folclórico da CAERGS e DCG Província do Quero Quero (Gravataí), Escola de Dança Nadima Murad (Porto Alegre), Grupo Folclórico Polônia (Porto Alegre) e Trama Arte Companhia de Dança (Viamão).

O Festival Internacional de Folclore de Gravataí é uma realização da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul, por meio do Comitê Organizador de Festivais, em parceria com o Sesc Gravataí, que reuniram grupos nacionais e internacionais para celebrar o folclore. A próxima edição do evento será em 2020.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.