Encontro Cultura e Educação na Primeira Infância movimentou Gravataí
Evento aconteceu no último sábado (14/10), no Sesc localO último sábado (14/10) foi dia de falar sobre Cultura e Educação na Primeira Infância no Sesc Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241). Cerca de 170 pessoas, entre artistas, educadores com variadas formações, pais, mães, crianças, familiares e cuidadores, participaram de ações que trataram a educação e cultura com foco nos primeiros 1000 dias da criança (0 a 3 anos). A ação incluiu duas oficinas voltadas aos educadores de crianças e um espetáculo teatral para bebês. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3497-6174, no site www.sesc-rs.com.br/gravatai e na página www.facebook.com/sescgravatai.
A programação contou com oficinas gratuitas: ’Música para bebês: linguagem e afeto’, que teve como objetivos sensibilizar a escuta e o olhar dos profissionais frente às linguagens diversas dos bebês, incentivar professores da educação infantil à prática musical regular como expressão da linguagem, propor práticas musicais para a educação musical de bebês e oferecer propostas diversas para a construção de materiais e atividades na exploração musical de bebês; e ‘Bebês no teatro: a poética do começo’, que aprofundou o diálogo sobre atmosfera do espetáculo ‘Cuco – A linguagem dos bebês no teatro’, propondo que as fronteiras do tempo, das formas e dos sentidos se intercambiem entre o real e o imaginável, o possível e o inacreditável. Por isso, falou sobre o espaço criado para acolher as crianças, um ambiente de cuidado e conforto e de acolhimento das fantasias e surpresas que esta brincadeira ficcional de criar e dar sentidos sobre o mundo faz emergir na chegada dos bebês ao seu primeiro teatro.
Além disso, estava na agenda o espetáculo ‘Cuco – A linguagem dos bebês no teatro’, criado pelo grupo Caixa do Elefante Teatro de Bonecos. A peça nasceu assim como quando nasce um bebê: curioso para descobrir os mistérios do mundo. Motivado por aquela que parece ser uma das primeiras experiências lúdicas e estéticas dos bebês, o jogo entre o “esconder e o revelar” conduz as personagens a percorrer um universo em que é a surpresa do começo, da chegada, da primeira vez, garantem que a manipulação de objetos se transformem, criando uma atmosfera espetacular no qual as fronteiras do tempo, das formas e dos sentidos se intercambiam entre o real e o imaginável, entre o possível e o surreal.
Sobre o Sesc Gravataí – Localizado na Rua Anápio Gomes, 1241, o Sesc Gravataí contempla Consultório Odontológico, Teatro, Biblioteca, Academia, Estúdio de Pilates, Restaurante, Cafeteria e Sala Multiuso. A Unidade desenvolve atividades de cultura, esporte, lazer e turismo e Programa Sesc Maturidade Ativa, além da circulação da Unidade Móvel de Biblioteca (BiblioSesc).