. .

Documentário “Central” está na agenda do dia 23 no Sesc Canoas

Documentário revela cenas inéditas do interior da penitenciária. Sessão gratuita inicia às 19h30.

No dia 23 de março, às 19h30, o Sesc Canoas promove uma sessão de cinema, seguida por debate, que convida à reflexão sobre as problemáticas do sistema carcerário brasileiro, em especial, ao Presídio Central de Porto Alegre. O documentário “Central”, dirigido por Tatiana Sager e co-dirigido por Renato Dornelles, revela cenas inéditas do interior da penitenciária, que já foi considerada a pior do país pela CPI do Sistema Carcerário, da Câmara dos Deputados, em 2008, e alvo de denúncias de violações dos direitos humanos feitas à Organização dos Estados Americanos (OEA), em 2013. A película, produzida em 2016, também traz depoimentos dos próprios presos, de familiares e policiais envolvidos no contexto, assim como descortina o tabu da rotina interna sobre as galerias onde os guardas não entram e o comando é detido por facções organizadas.

A ação do CineSesc tem entrada franca, mediante retirada de ingressos com uma hora de antecedência da exibição, no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Escolas que tenham interesse em levar grupos de alunos, devem realizar o agendamento com a Unidade do Sesc local, por meio do e-mail agendamentocanoas@sesc-rs.com.br. O conteúdo é indicado para pessoas a partir de 12 anos e possui duração de 86’30. A produção gaúcha já recebeu 10 prêmios de âmbito nacional e internacional, como o de Melhor Diretora, em 2017, no Barcelona Planet Film Festival (Espanha) e Melhor Documentário no Prêmio Nacional de Direitos Humanos, em 2016. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3464-6909, no site www.sesc-rs.com.br/canoas e na página www.facebook.com/sesccanoas.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

 

Exibição do filme “Central” e debate com Tatiana Sager e Renato Dornelles

 

Data: 22/03

Horário: 19h30

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Sinopse: Notícia constante nas mídias nacional e internacional, o Presídio Central de Porto Alegre é o tema do documentário Central. No filme, dirigido por Tatiana Sager e co-dirigido por Renato Dornelles, representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público e pesquisadores analisam a situação crítica da prisão, considerada a pior do país pela CPI do Sistema Carcerário, da Câmara dos Deputados, em 2008, e alvo de denúncias de violações dos direitos humanos feitas à Organização dos Estados Americanos (OEA), em 2013. Policiais militares, familiares e, principalmente, presos, falam sobre o cotidiano da cadeia, descrevendo graves problemas como a superlotação. Imagens inéditas mostram o interior das galerias, onde os guardas não entram, e os próprios presidiários, organizados em facções, detêm o comando.

 

Direção: Dir. Tatiana Sager

Brasil (2016)

Tempo Duração: 86 min

Classificação Etária: 12 anos

 

Entrada Franca com distribuição de ingressos 1h antes no local.

Escolas poderão fazer agendamento e reserva de ingressos pelo e-mail agendamentocanoas@sesc-rs.com.br.