. .

Curta realizado por jovens do projeto LABmais é selecionado para o Festival de Cinema de Gramado

Filme "Bom Dia, Maika", criado por participantes do projeto LABmais, do Sesc, integra Mostra Competitiva de Curtas Gaúchos

 

Um grupo de 17 jovens de Caxias do Sul vai marcar presença na 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado com o curta-metragem “Bom Dia, Maika”, selecionado para a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Gaúchos. A produção é resultado do curso de produção audiovisual do projeto LABmais, iniciativa do Sesc que oferece um laboratório de criação artística e audiovisual para jovens de baixa renda. Gravado e finalizado ao longo das oficinas práticas de 2024, o filme foi inteiramente idealizado pelos próprios participantes, que integraram todas as etapas do processo – do roteiro à edição final. A produção tem parceria com a Pé de Coelho Filmes.

Com narrativa ambientada em um futuro próximo, Bom Dia, Maika acompanha uma jovem que vive entre dois mundos: durante o dia, trabalha catalogando artistas em um cenário de calor extremo que limita a vida ao ar livre, enquanto, à noite, encontra refúgio na música como DJ. Uma oportunidade profissional inesperada coloca em xeque seus sonhos e sua rotina.

A seleção no festival, um dos mais tradicionais do país, é vista pelos organizadores como um reconhecimento ao trabalho coletivo e à proposta pedagógica do projeto. “A seleção no Festival de Gramado é uma demonstração clara de como, ao terem acesso a ferramentas eficazes, os jovens conseguem transformar suas ideias em obras potentes e criativas. O curta ‘Bom Dia, Maika’ nasceu dentro do ambiente do LABmais, uma experiência laboratorial que estimula a experimentação e o desenvolvimento técnico e artístico. Ver esse projeto alcançar uma das maiores telas do cinema brasileiro é motivo de grande orgulho e reafirma o nosso compromisso com incentivo e a valorização do potencial criativo da juventude”, afirma Shaiane Giusti, coordenado do projeto e agente de serviços sociais do Sesc Caxias do Sul.

“Bom Dia, Maika” será exibido no Palácio dos Festivais (Av. Borges de Medeiros, 2697), durante o segundo dia de projeções da competição gaúcha, 17 de agosto, a partir das 13h. A entrada é gratuita.

Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.

SINOPSE

Em um mundo onde o calor extremo impede o trabalho ao ar livre, Maika equilibra uma rotina exaustiva: de dia, cataloga artistas para sobreviver; à noite, entrega-se à sua paixão como DJ. Quando surge uma oportunidade única, ela vê a chance de viver do seu sonho – mas a que custo?

 

FICHA TÉCNICA

Empresa Produtora: Pé de Coelho

Direção: Eddy Ramos

Roteiro: Emily dos Santos da Silva / Isabelly Raissa Casagrande / Mikaella Amaral Padilha da

Silva

Produção: Ana Sofia Marques Abreu / Karoline Alice Barcarol

Produção Executiva: Emily dos Santos da Silva

Elenco: Mikaella Amaral Padilha da Silva / Thalia Caureo

Direção de Fotografia: Emily dos Santos da Silva / Isabelly Raissa Casagrande / Josué Santos

Almeron / João Victor Prebianca / Rafael Martins Neques

Direção de Arte: Júlia Pellin Ferrareze / Karoline Alice Barcarol / Mauricio Pereira dos Santos /

Vitoria Catarina Marques Abreu / Thalia Boeira Caureo

Trilha Musical: Zero de Fato

Trilha Sonora Original: Zero de Fato

Montagem: Emily dos Santos da Silva / Isabelly Raissa Casagrande / Josué Santos Almeron /

Karoline Alice Barcarol / Mauricio Pereira dos Santos / Rafael Martins Neques / Shaiane Giusti/

Thalia Boeira Caureo

Desenho de Som: Shaiane Giusti / Zero de Fato / Carlos Balbinot

 

PERFIL DO DIRETOR

Desde jovem, percebi o impacto dos videoclipes na TV e como contavam grandes histórias em pouco tempo. Na periferia de Porto Alegre, faltavam incentivos ao audiovisual. Em Caxias do Sul, o LABmais me abriu portas. Concluí cursos, atuei profissionalmente e dirigi o curta “Bom dia, Maika!”.

"Bom Dia, Maika" no 53º Festival de Cinema de Gramado - Sesc Caxias do Sul

Data: 17/08/2025

Local: Palácio dos Festivais (Av. Borges de Medeiros, 2697)

Horário: A partir das 13h