Curta do projeto LABmais vence dois prêmios no 53º Festival de Cinema de Gramado
“Bom Dia, Maika!”, realizado por jovens de Caxias do Sul, conquistou Melhor Atriz e Melhor Trilha Sonora na Mostra de Curtas GaúchosO curta-metragem “Bom Dia, Maika!”, produzido por 17 jovens de Caxias do Sul dentro do projeto LABmais, do Sesc, foi um dos grandes destaques da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Gaúchos no 53º Festival de Cinema de Gramado. A produção conquistou dois troféus do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra de Curtas Gaúchos: Melhor Atriz, para Mikaella Amaral, e Melhor Trilha Sonora, para o artista Zero de Fato.
Gravado e finalizado ao longo das oficinas práticas de 2024, o curta é fruto do curso de produção audiovisual oferecido pelo LABmais, iniciativa que promove um laboratório de criação artística e técnica voltado a jovens de baixa renda. Os participantes foram responsáveis por todas as etapas – do roteiro à edição final –, em parceria com a produtora Pé de Coelho Filmes.
Com narrativa ambientada em um futuro próximo, “Bom Dia, Maika”, dirigido por Eddy Ramos, acompanha a história de uma jovem que vive entre dois mundos: durante o dia, trabalha catalogando artistas em um cenário de calor extremo que limita a vida ao ar livre; à noite, encontra refúgio na música como DJ. Uma oportunidade profissional inesperada a coloca diante de dilemas entre seus sonhos e sua rotina.
A vitória no festival, um dos mais tradicionais do país, é celebrada pelos organizadores como um marco para o projeto. “O reconhecimento em Gramado evidencia a força da juventude: quando encontram espaços de experimentação, aprendizagem e colaboração, os jovens conseguem transformar ideias em verdadeiras obras de arte. ‘Bom Dia, Maika!’ nasceu nesse ambiente criativo, e ver esse trabalho ser premiado em um palco tão importante reafirma o potencial artístico dessa geração e o compromisso do Sesc com o incentivo à cultura”, destaca Shaiane Giusti, coordenadora do projeto e agente de serviços sociais do Sesc Caxias do Sul.
A mostra competitiva reuniu 18 produções de Porto Alegre e de outras 10 cidades gaúchas. A cerimônia de premiação ocorreu no último domingo, dia 17, no Palácio dos Festivais, em Gramado.
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.