Circuito Sonora Brasil chega a Ijuí com encontros musicais de todas as regiões do país
Sesc promove apresentações e oficinas gratuitas entre agosto e novembro com nomes consagrados e expressões populares da música brasileiraDe agosto a novembro, o Sesc Ijuí será palco de encontros que celebram a diversidade musical do Brasil com a edição local do projeto Sonora Brasil. Em 2025, o circuito traz o tema “Encontros, tempos e territórios”, com apresentações e oficinas gratuitas que destacam expressões sonoras ligadas às identidades culturais de diferentes regiões do país, valorizando memórias, territorialidades e a força dos encontros entre gerações e estilos.
Com início no dia 17 de agosto, o projeto abre com o show de Manoel e Felipe Cordeiro (PA), pai e filho que representam o encontro da tradição amazônica com o contemporâneo. Pioneiro da lambada e do brega, Manoel Cordeiro divide o palco com Felipe, que mistura carimbó, guitarrada e pop em sua sonoridade. No dia 4 de setembro, a fusão da música fronteiriça com a canção regional do Mato Grosso do Sul toma conta do teatro com Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro (MS). Espíndola traz composições marcadas pelo modo de viver sul-mato-grossense, enquanto Loureiro mostra seu virtuosismo influenciado por ritmos paraguaios e argentinos.
Em 5 de outubro, o palco recebe o mineiro Mestre Negoativo, referência das tradições afro-mineiras e da capoeira, e o rapper Douglas Din, expoente do rap de Belo Horizonte. Juntos, propõem um diálogo entre ancestralidade e linguagem urbana. Nos dias 25 e 26 de outubro, o projeto promove uma oficina e uma apresentação com Seu Risca e Ana Paula da Silva (SC), que revisitam manifestações afro-brasileiras de Santa Catarina, como o Catumbi de Itapocu. Seu Risca, liderança quilombola, compartilha saberes com Ana Paula, premiada cantora e pesquisadora da cultura popular. Fechando o circuito em Ijuí, no dia 11 de novembro, o público acompanha o espetáculo de Mãe Beth de Oxum, Surama Ramos e Henrique Albino (PE). O show é uma imersão no Samba de Coco de Umbigada, música ancestral e de resistência que carrega elementos de religiosidade, oralidade e luta antirracista.
O Sonora Brasil é uma das principais ações de difusão musical do Sesc no país, com foco formativo e curadoria voltada à escuta qualificada. Em Ijuí, todas as atividades ocorrem no Teatro do Sesc Ijuí (Rua Crisanto Leite, 202) e têm entrada franca.
Sobre o Sonora Brasil – O Sonora Brasil cumpre a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. A formação de plateia é o que se busca por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no País. Promovido pelo Sesc nacionalmente, já alcançou 750 mil pessoas, com 6.098 concertos, de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras. Ao todo, 431 músicos já se apresentaram no circuito que, a cada biênio, aborda duas temáticas diferentes e promove a circulação dos artistas por todas as regiões brasileiras.
Sonora Brasil – Sesc Ijuí
Local: Teatro do Sesc Ijuí (Rua Crisanto Leite, 202)
Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro (PA)
Data: 17/08 (domingo)
Horário: 18h
Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro (MS)
Data: 04/09 (quinta-feira)
Horário: 20h
Mestre Negoativo e Douglas Din (MG)
Data: 05/10 (domingo)
Horário: 19h
Seu Risca e Ana Paula da Silva (SC)
Data: 25/10 (sábado) – Oficina
Horário: 16h
Data: 26/10 (domingo) – Apresentação
Horário: 19h
Mãe Beth de Oxum, Surama e Henrique Albino (PE)
Data: 11/11 (terça-feira)
Horário: 20h