Circuito de Oralidades do projeto Arte da Palavra movimenta cidades gaúchas com novas ações em junho
Atividades acontecerão de forma gratuita em cinco municípiosO mês de junho marca mais uma etapa do Circuito de Oralidades do projeto nacional Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras no Rio Grande do Sul, levando atividades a diversas regiões do Estado. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Entre os dias 9 e 13 de junho, a artista indígena MC Anarandá, do Mato Grosso do Sul, conduz as ações do Circuito de Oralidades com apresentações em Santa Cruz do Sul, Gravataí, São Leopoldo, Canoas e Montenegro. A programação inclui momentos em escolas, unidades do Sesc e espaços culturais, promovendo a arte da palavra falada em diferentes formatos e contextos sociais. MC Anarandá pertence aos povos Guarani Kaiowá e Terena. Seu nome, que significa “mulher forte e brilhante comunicadora” em Guarani, reflete sua trajetória marcada pelo empoderamento feminino, pela valorização da ancestralidade e pela defesa dos direitos dos povos originários. Além de autora, ela é atriz, professora de língua materna e palestrante.
Ao longo de 2025, o projeto prevê também a realização de mais dois circuitos de oralidades, envolvendo oito unidades do Sesc no Estado. O objetivo é fortalecer a circulação literária e democratizar o acesso à leitura, à escrita e às múltiplas linguagens da palavra. “O Arte da Palavra é um espaço de encontro, troca e inspiração. Ao trazer diferentes vozes e estilos para as cidades gaúchas, ampliamos o contato com a literatura e reafirmamos o compromisso do Sesc com a formação cultural e o acesso à arte”, destaca Luciana Stello, gerente de Cultura do Sesc/RS.
Arte da Palavra – É um projeto do Sesc voltado para ações formativas e de fruição literária para incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. A iniciativa abrange diversos públicos e faixas etárias distintas para valorizar obras, escritores, novas formas de produção e discursos periféricos emergentes. O projeto é composto por três tipos de circuitos: de Autores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias; Oralidade, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e Criação Literária, com oficinas de diferentes temáticas com o objetivo de exercitar a prática da escrita nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.
Arte da Palavra - Sesc/RS
Data: 13/06/2025
Local: Confira a programação abaixo
Circuito de Oralidades – MC Anarandá (MS)
09/06 – Santa Cruz do Sul
Horário: 15h
Local: Coworking Cultural – Rua Tiradentes n⁰15
Horário: 19h
Local: SESC Santa Cruz – Rua Ernesto Alves nº 1042
10/06 – Gravataí
Horário: 10h
Local: EEEM Tuiuti (Rua Borges de Medeiros, 435 – Bonsucesso – Gravataí/RS)
Horário: 20h
Local: Sesc Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241 – Centro – Gravataí/RS)
11/06 – São Leopoldo
Horário: 10h
Local: Escola Caic Madezatti (Av. Integração, 1009 – Feitoria)
Horário: 19h
Local: Sesc São Leopoldo (Rua Marquês do Herval, 827 – Centro)
12/06 – Canoas
Horário: 14h
Local: EMEF Guajuviras (R. André Luiz dos Anjos Conceição, 577)
Horário: 19h30
Local: Auditório Arsênio Both da Universidade La Salle – Av. Victor Barreto, 2288
13/06 – Montenegro
Horário: 10h15 e 14h
Local: Escola Dr Paulo Ribeiro Campos – Bairro Timbauva (R. Torbjorn Weibul, 1131)