Campanha do Sesc orienta idosos sobre prevenção de quedas no Alegrete
Ação do projeto Maturidade Ativa reuniu especialistas e promoveu atividades práticas de saúde e bem-estarNa tarde da última terça-feira, 15 de julho, o Salão da Igreja dos Mórmons, no Centro do Município de Alegrete, recebeu a Campanha de Prevenção de Quedas, promovida pelo Sesc Alegrete. Gratuita e voltada principalmente ao público idoso, a atividade reuniu orientações práticas e educativas sobre cuidados com a saúde e prevenção de acidentes, com foco na promoção da autonomia e da qualidade de vida.
A programação contou com uma roda de conversa conduzida pela coordenadora do curso de Enfermagem (de qual instituição), Luciana Endler, que abordou os principais fatores de risco para quedas, estratégias de prevenção no ambiente doméstico e a importância de manter uma rotina de cuidados com a saúde. A ação também teve o apoio de dois alunos do curso técnico em Enfermagem da instituição, que auxiliaram nas orientações e interações com o público. Para encerrar, os professores do Sesc Tiago Bem e Fernando Pedroso conduziram dinâmicas de alongamento, equilíbrio e fortalecimento muscular, reforçando o papel da atividade física regular na redução de riscos e na manutenção da mobilidade.
“Nosso objetivo é promover informação, prevenção e autonomia. Trabalhar esse tema com os idosos é fundamental para garantir mais segurança e confiança no dia a dia”, destaca Thainá Costa, Facilitadora do Grupo Maturidade Ativa do Sesc Alegrete.
Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 59 grupos ativos com atividades sistemáticas no RS. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa.