Atrações do Nossa Arte Circula RS agitaram Alegrete na última sexta-feira (27/09)
Projeto reúne artistas gaúchos para apresentações pelo interior do EstadoA última sexta-feira, 27 de setembro, foi marcada por uma série de atividades culturais gratuitas promovidas pelo Sesc, em Alegrete. Foi a passagem pelo município do Nossa Arte Circula RS, iniciativa do Sesc/RS criada para estimular a retomada do setor cultural gaúcho após as enchentes, contratando projetos artísticos e levando a arte para diferentes comunidades do Estado. No município, foram seis atrações disponibilizadas, contemplando música, teatro e literatura em diferentes espaços da cidade.
A programação teve início com o sarau “Poetas Iluminadas”, da escritora Angélica Rizzi, no Colégio Raymundo Carvalho, às 9h15. Às 10h, foi apresentado o espetáculo teatral “Negreiros – Histórias que a história não conta”, do grupo teatral Me Leva, no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek . Na escola Francisco Mafaldo – Polo do Caverá, às 13h30, teve uma oficina para crianças e adolescentes sobre histórias em quadrinhos, com o escritor e ilustrador Renato Britto. Na Praça Oswaldo Aranha, às 14h30, a apresentação circense “Incrível Grillo”, com Gabriel Chotguis Grillo animou o público presente. Também à tarde, mas no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek, o “Tributo Instrumental a Michael Jackson”, do grupo UmaGroup, colocou a todos para dançar. No mesmo local, às 20h, o encerramento contou com o show musical “Especial Luiz Melodia”, com Paulo Dionísio e Gilberto Oliveira.
As obras que integram o Nossa Arte Circula RS foram selecionadas através de um chamamento público, que recebeu 764 submissões de artistas de várias partes do Rio Grande do Sul. A curadoria selecionou 60 projetos para formar circuitos culturais que, desde o início de agosto, contemplam dezenas de cidades gaúchas. As atrações apresentadas em Alegrete passaram, no final de semana, também por Uruguaiana e Itaqui.
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.