. .

Sesc segue ampliando acesso à cultura no RS em 2019

Confira a agenda do Arte Sesc para o ano que vem e se prepare para participar dos nossos maiores destaques culturais
Foto: Flávio Neves O ano começa com a 9ª edição do Festival Internacional Sesc de Música

O Arte Sesc – Cultura por toda parte reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Para 2019, segue a intensa agenda do Arte Sesc em todas as regiões do RS. Entre os destaques da programação, está o 9º Festival Internacional Sesc de Música, de 14 a 25 de janeiro, em Pelotas. Consolidado no cenário cultural gaúcho e reconhecido como um dos maiores festivais de música de concerto da área na América Latina, o Festival tem 380 alunos confirmados e um corpo docente de 47 professores, oriundos de 13 países, na nona edição. O Festival reúne profissionais de renomadas academias, conservatórios de música e orquestras das Américas, Europa e Ásia. O evento conta com os cursos tradicionais de 19 instrumentos de Música de Concerto, além de Canto Lírico, Composição e Curso de Choro. Além dos cursos oferecidos durante o Festival, os alunos têm a oportunidade de participar de Recitais de Música de Câmara, Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica. A ampla programação é gratuita.

Outro destaque é o Festival Palco Giratório Sesc/POA, que terá sua 14ª edição entre os dias 03 e 25 de maio, na Capital. Entre os espetáculos já confirmados, estão os gaúchos “Fábrica de Calcinhas” (Coletivo de Criação), “A Fome” (Coletivo Espaço em Branco), “Alice – Além da toca do coelho” (Soul Produções), “Chapeuzinho Vermelho” (Projeto Gompa), “GPS Gaza” (Cia Solos & Bem Acompanhados), “Nós por Nós” (Teatro Sarcáustico), “Para que servem as coisas?” (Cena Expandida), “Retirantes – Somos todos nordestinos” (Reticências Cia de Dança), “Teresinhas” (MEME Grupo de Pesquisa do Movimento) e “WhatsApp para Shakespeare” (Canoas Coletivo de Dança). Entre as atrações nacionais, estão previstos “Cria (RJ)”, com direção de Alice Ripoll, “O Cavalo Marinho Estrela de Ouro” (PE) e “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!” (BA), com Ilton Cobra. O Festival é uma das vertentes do projeto Palco Giratório, circuito de artes cênicas do Sesc que completa 22 anos em 2019. Com uma curadoria formada por profissionais do Sesc, a programação selecionada apresenta anualmente uma amostra importante da produção cênica brasileira. Reconhecido como uma das maiores iniciativas no segmento de artes cênicas do País, o Palco Giratório é uma rede de intercâmbio e difusão das artes cênicas consolidada no cenário cultural brasileiro.

Também está confirmada para 2019 a 5ª edição do Santa Maria Sesc Circo. Um dos maiores festivais de circo do Rio Grande do Sul, o evento reúne atrações nacionais e internacionais com o objetivo de promover a arte do circo e incentivar a formação de público e de novos artistas e grupos. A edição de 2018, uma realização do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc, com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria e do Mercado Público e patrocínio exclusivo da Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, reuniu pelo menos 15 mil espectadores em seis dias de atividades gratuitas. Inspirado no trabalho desenvolvido na cidade francesa de Auch, o projeto já em prática aqui no Rio Grande do Sul há quatro anos, absorveu a ideia de inovação e de valorização dos aspectos tanto sociais, quanto econômicos e culturais que circundam a arte do circo.

Confira, logo abaixo, mais alguns projetos em destaque do Arte Sesc. Saiba mais sobre as ações do Sesc/RS em www.sesc-rs.com.br.

Projetos de destaque do Arte Sesc – Cultura por toda parte:

Sonora Brasil Sesc Circuito musical que traz diferentes produções brasileiras para diversas cidades do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo divulgar manifestações artísticas de raiz, que não têm visibilidade no mercado convencional, criando  espaço para grupos e artistas identificados com o desenvolvimento histórico da música. Em Porto Alegre, ocorre anualmente a Mostra Sonora Brasil Sesc.

Circuito Sesc Palco Giratório – Trata-se de um circuito teatral que faz circular pelo Rio Grande do Sul espetáculos de diversos estados brasileiros, com o objetivo de formar plateias. Além de levar apresentações de alto nível à comunidade, promove debates, oficinas e palestras multidisciplinares. Os artistas locais também são beneficiados pelo Palco Giratório, que possibilita seu aprimoramento profissional, através de trocas e pesquisas integradas com os grupos do projeto. Dividido em etapas, tem apresentações durante o ano todo.

Teatro a Mil – Através da iniciativa, crianças têm acesso a sessões gratuitas de teatro, nas quais são atendidas milhares de pessoas em todo o Estado. O projeto visa promover acesso às produções culturais, além da formação de plateias, priorizando o público da rede pública escolar.

Aldeias Sesc – Eventos que englobam apresentações teatrais, shows musicais, espetáculos de dança e mostras de artes plásticas. Oficinas, workshops e saraus poéticos também fazem parte da agenda deste projeto que é realizado nas cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Caxias do Sul e Santa Rosa.

Feiras de Livros – Com a meta de democratizar o acesso à leitura, o Sesc/RS promove feiras de livros em dezenas de municípios no interior do Estado – muitos dos quais não contam nem mesmo com uma biblioteca pública. Durante os eventos, são realizadas, também, diversas atividades de cunho cultural e social, todas elas gratuitas.

CineSesc – Circulação de produções nacionais, curtas ou longas-metragens em vários municípios gaúchos. Os filmes são apresentados escolas e nas próprias Unidades do Sesc, possibilitando fácil acesso a toda comunidade. Busca instigar o consumo da produção cinematográfica gaúcha e brasileira. As sessões ocorrem em forma de circuito.