. .

Alunos do 10º Festival Internacional Sesc de Música vão até o Presídio de Pelotas para apresentar espetáculo de Choro

Apresentação fez parte da série Festival da Comunidade, que tem como objetivo democratizar o acesso à música
(Crédito: Ronald Mendes) Festival Internacional Sesc de Música segue até 31 de janeiro

Alunos de Choro do 10º Festival Internacional Sesc de Música foram até o Presídio de Pelotas para levar um pouco cultura e arte aos detentos que se encontram no local, nesta segunda-feira (27/01). O professor Guilherme Feijão falou sobre cada instrumento e lembrou a importância da música para criar um ambiente de positividade e união entre as pessoas. O professor ficou satisfeito ao constatar que a mensagem foi compreendida pelos presos que, após a apresentação, comentaram o interesse em aprender a tocar um instrumento musical.

De acordo com a delegada penitenciária Deisy Vergara, da 5ª Delegacia Penitenciária Regional, a arte tem um papel a desempenhar no processo de ressocialização dos presos: “Esse tipo de evento é importante, já que contribui para que os eles tenham acesso à cultura e possam vivenciar momentos de descontração e convívio com outras pessoas”. O Presídio de Pelotas conta com uma população carcerária de cerca de 900 pessoas. A atividade, que faz parte da série Festival na Comunidade, foi realizada para um grupo que estava trabalhando em melhorias no local.

A apresentação não inspirou apenas os presos, mas inclusive os jovens músicos que, após uma semana intensa de aulas e ensaios, decidiram compor uma música especialmente para esta ocasião: “Ter a oportunidade de tocar aqui nos faz imaginar, criar e conviver. A gente tinha planejado fazer um texto e acabou virando uma música, que se chama Recordar. A letra traz a questão da presença, de entender que as coisas são assim, mas que podemos transformar esse momento” disse a aluna Mariana Stédile.

Tradicional na cidade de Pelotas, o Festival Internacional Sesc de Música chega à sua décima edição se consolidando como parte do calendário do município. O evento reúne alunos que participam de aulas de 24 cursos, sendo 19 de instrumentos, canto lírico, composição, choro, prática de orquestra e prática de banda sinfônica, além de ensaios e apresentações. Ao todo, são 60 apresentações gratuitas para a comunidade. A realização é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, OSPA, Expresso Embaixador, Ecosul, Café 35 e Biri Refrigerantes. A programação completa pode ser conferida no site www.sesc-rs.com.br/festival.