Alunos da EAD EJA do Sesc Vacaria exercitam conhecimentos em organização de exposição cultural
Atividade foi realizada na segunda-feira (16/06)Alunos do curso de Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) do Sesc Vacaria apresentaram, nesta semana, o projeto integrador “Memórias e Histórias”. Com orientação da professora Madelaine dos Santos Hoffmann e acompanhamento da supervisora pedagógica Liliana Santos de Campos, a atividade teve o objetivo de promover a prática de conhecimentos da qualificação em Produção Cultural que é promovida pelo projeto de conclusão do Ensino Médio. Nele, os alunos organizaram uma exposição de objetos significativos em suas vidas, e que tinham, como plano de fundo, a história do município.
“Essa ação teve o objetivo de valorizar as memórias e vivências dos alunos da EJA, e também de desenvolver o espírito empreendedor por meio de planejamento, organização e realização de um evento cultural. Ao assumirem o protagonismo do processo, os alunos exercitam a autonomia, a criatividade, o trabalho em equipe e o olhar estratégico, que são competências essenciais tanto para o mundo do trabalho quanto para a vida pessoal”, destaca Liliana. A exposição foi apresentada na segunda-feira, 16 de junho.
EAD EJA – A Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) é oferecida pelo Sesc, em parceria com o Senac, responsável pela plataforma, para proporcionar a jovens e adultos a oportunidade de concluírem o Ensino Médio gratuitamente, com uma qualificação profissional complementar em Produção Cultural. O curso, com duração de 1 ano e meio, é oferecido em 13 estados, nas regiões Norte, Nordeste e Sul. A construção dos conteúdos é baseada em experimentações, simulação de práticas, mecanismos de jogos, dramatizações e outras estratégias que possibilitam maior interação com os participantes. 20% da carga horária é online e 80% é presencial. No RS, são 35 polos ao todo. Novas vagas abrem semestralmente e são destinadas para pessoas com renda familiar bruta mensal de até dois salários mínimos, com prioridade às que sejam trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo ou dependentes, ou que sejam egressas da rede pública de ensino.