Panorama Setorial da Cultura Brasileira - Porto Alegre
Data: 30/03/2019
Local: Sala Erico Veríssimo (Av. Alberto Bins, 665)
Horário: 8h às 20h
Sinopse: O Panorama Setorial da Cultura Brasileira é um estudo amplo, nacional, em constante desenvolvimento, com a intenção de fornecer um painel sobre a cultura artística no país. Destinado à cadeia produtiva da cultura, fundamentou-se na percepção de que o setor cultural carece de informações e de material de referência para o planejamento de suas atividades. Para tanto, este projeto de abrangência nacional tem como objetivo disponibilizar informação de qualidade, pioneira e inovadora no setor cultural e facilitar a atividade dos atores dessa cadeia produtiva – agentes, viabilizadores, difusores e o público consumidor.
A 3ª edição do Panorama Setorial da Cultura Brasileira prevê, além do desenvolvimento e execução da pesquisa, da publicação e da distribuição do livro, a realização de oficinas de apresentação de resultados e de capacitação para produtores culturais, artistas, imprensa e demais interessados em 12 capitais brasileiras, contribuindo para o desenvolvimento e melhoria de desempenho dos atuantes da cadeia produtiva da cultura brasileira.
Classificação: 12 anos
Entrada franca
*É necessário realizar inscrição por meio do e-mail culturacentro@sesc-rs.com.br.
Programação:
Atividade 1 | 9h às 12h: A cadeia produtiva da cultura e os resultados do estudo PSCB com Gisele Jordão
Investigações realizadas com os produtores culturais e os viabilizadores de cultura revelaram a distância de repertório, valores e entendimentos sobre cultura entre iniciativa privada, governo, produtores e artistas, práticas culturais e influenciadores.
Atividade 2 | 13h às 15h30: A produção cultural brasileira com Renata Allucci
Conhecer os perfis dos produtores culturais, a partir dos resultados da pesquisa, em uma cultura tão diversa quanto a brasileira. Desenvolver a formação de um pensamento estruturado, os conhecimentos necessários para o exercício da profissão e sua estreita relação com as políticas culturais. Pensar sobre a lógica das leis de incentivo à cultura.
Atividade 3 | 15h30 às 18h: Distribuição e divulgação de atividades culturais com Renato Pezzotti e Andre Deak
Entender como a difusão das artes constrói, junto com a produção e com o consumo, os sentidos da cultura. Verificar a dimensão de importância dos processos de comunicação (e, portanto, dos processos de difusão) na construção da produção e consumo culturais. Conhecer os fluxos de influência nas artes e as redes de comunicação operantes.
Atividade 4 | 18h às 20h: Como pensam os viabilizadores de cultura com Leo Birche
Entender as práticas de investimento e atuação em cultura, o funcionamento do investimento em cultura e a avaliação dos resultados destes investimentos na percepção dos gestores e decisores dos investimentos em cultura e seu contraponto com os produtores culturais.