21º Seminário Latino Americano de Educação e Cultura discute “Os Desafios da Aprendizagem e as Novas Necessidades Educacionais” em Alegrete
Evento aconteceu de 19 a 21 de julho, com palestrantes do Brasil, da Argentina e da FrançaEm três dias de intenso estudo, o 21º Seminário Latino Americano de Educação e Cultura, discutiu “Os Desafios da Aprendizagem e as Novas Necessidades Educacionais” em Alegrete, entre 19 e 21 de julho. Com palestrantes do Brasil, da Argentina e da França, o evento abordou conceitos sobre o desenvolvimento social, cognitivo, motor e emocional dos estudantes de diversas faixas etárias. Através de reflexões a respeito do uso de tecnologias, estruturação e planejamento de um currículo inovador, os professores foram convidados a pensar em metodologias que proporcionem um aprendizado que respeite a diversidade e promovam a inclusão.
Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, em parceria com o Sesc/RS, o Seminário teve, ainda, momentos culturais com música, teatro e cinema. O tema da conferência foi definido a partir da Lei 14.191 de 3 de agosto de 2021, que aborda a educação bilíngue e suas especificidades, práticas pedagógicas voltadas para a aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o futuro anti-capacitista e a educação indígena, especialistas de diferentes áreas do saber trarão novas perspectivas a fim de aprimorar o processo educacional.
As atividades aconteceram no CTG Aconchego dos Caranchos, no Campus Alegrete da Unopar e no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek. Além dos educadores, estiveram presentes o prefeito Márcio Amaral, o vice-prefeito Jesse Trindade, o secretário de Administração e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Rui Alexandre Medeiros, o presidente da Câmara de Vereadores, Anilton Oliveira, e a diretora do Sesc Alegrete, Cláudia da Costa Rizzatti.
Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.