. .

13º Festival Internacional Sesc de Música inicia nesta segunda-feira (20/01) em Pelotas

Abertura do evento contará com cortejo no Mercado Central e concerto de Sopros no Theatro Guarany
Foto: Paulo Rossi

Começa nesta segunda-feira, 20 de janeiro, a 13ª edição do Festival Internacional Sesc de Música. Realizado em Pelotas e reconhecido como um dos principais eventos de música de concerto da América Latina, reúne dezenas de apresentações artísticas que ocorrem em diferentes espaços pelotenses, com acesso gratuito ao público. O tradicional cortejo pela área central partirá do Largo do Mercado Público, às 18h, em um encontro de alunos e professores participantes do Festival em uma grande festa de celebração à cultura. 

A cerimônia oficial de abertura acontece no  Theatro Guarany, às 20h30, com o concerto da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo. Com regência de Linus Lerner, o grupo apresentará obras de Otto Schwarz, maestro Duda, Symphonic Overture de James Barnes e Rhapsody in Blue, de George Gershwin. O repertório diversificado une influências europeias, brasileiras e norte-americanas, proporcionando uma experiência sonora rica e envolvente. A apresentação celebra a versatilidade da música de sopros, unindo tradição e modernidade em um espetáculo para encantar o público do festival. Haverá transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS e tradução em Libras.

Na terça-feira, dia 21, o Grupo de Cordas do Festival fará duas apresentações especiais nos Hospitais Santa Casa e Beneficência Portuguesa nos turnos da manhã e da tarde; às 20h, a Paróquia Santa Terezinha receberá a Orquestra de Câmara Sesc Roraima, e às 20h30 o Theatro Guarany será tomado pelo som singular do Grupo Experimental de Música – Reciclagem Instalação Sonora, que promove a integração entre arte e preservação ambiental utilizando diversos tipos de materiais reciclados do cotidiano urbano na construção de seus instrumentos. O grupo também realizará uma apresentação especial na quarta, no Café Aquários, espaço tradicional no centro da cidade.

Os estudantes tomam a frente da programação de quarta-feira, dia 22, com o primeiro Recital de Alunos no Conservatório de Música da UFPel, às 13h; outro destaque é o Recital de Canto lírico, Piano, Metais e Madeiras apresentado por professores brasileiros e da Bielorússia, Japão, Itália e Rússia, que acontecerá às 19h na Bibliotheca Pelotense. À noite, o Theatro Guarany receberá a orquestra Uruguaia La Ventolera, que mescla a música instrumental com o tambor de candombe. Espaços como a Catedral do Redentor e o bairro Parque UNA também receberão apresentações.

O acesso é gratuito para todos os espetáculos, mas, para as apresentações marcadas para o Theatro Guarany, Teatro Sicredi e Charqueada São João, é necessária a reserva antecipada de lugares, o que pode ser feita, a partir desta quarta-feira (15/01), virtualmente, pelo site do Festival, em www.sesc-rs.com.br/festival, ou presencialmente na bilheteria do Theatro (Rua Lôbo da Costa, 849), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Há limite de um par por pessoa, conforme o cronograma: de 15 a 17/01 retirada de ingressos para espetáculos dos dias 20, 21, 22, 23/01; e de 21 a 24/01, retirada de ingressos para espetáculos dos dias 26, 27, 28, 29 e 30/01. Quem não conseguir buscar com antecedência, pode tentar diariamente  antes de cada concerto, às 18h, na entrada do Theatro, onde haverá um número limitado de ingressos à disposição.

O Festival Internacional Sesc de Música é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e promove cursos de especialização musical conduzidos por um quadro de 50 professores – músicos renomados de diferentes partes do mundo – que compartilham seus conhecimentos com um grupo de mais de 350 jovens alunos vindos de 19 estados do Brasil e do Distrito Federal, além de países como Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Porto Rico e Uruguai.

Sobre o Festival Internacional Sesc de Música – Em sua 13ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. No eixo educativo do evento, estão classes de especialização musical em violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro para estudantes e profissionais da música. Já no sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. O 13º Festival Internacional Sesc de Música é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com o patrocínio da Ecosul – Ecorodovias, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), apoio institucional da Prefeitura de Pelotas, apoio educativo da UFPEL, UCPEL e Unisinos, e apoio cultural de Ospa, Expresso Embaixador, Nave, Rodoil e Bibliotheca Pelotense.