Sesc Mais Leitura debate o gênero terror na literatura em Bagé
Palestras com escritor Gustavo Melo Czekster aconteceram nos dias 08 e 09 de maio, nas escolas São Pedro e Carlos KluweO Sesc Bagé (R. Barão do Triunfo, 1280) realizou, nos dias 08 e 09 de maio, mais uma edição do Sesc Mais Leitura, com a palestra “Quem tem medo de histórias de terror?”. Na ocasião, o ministrante Gustavo Melo Czekster falou sobre o surgimento do gênero, bem como apresentou os diversos personagens literários de terror. As atividades aconteceram na Escola Municipal São Pedro (Av. Santa Tecla, 337) e na Escola Estadual Carlos Kluwe (Av. Gen. Osório, 1439). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3242-7600, no site www.sesc-rs.com.br/bage e na página www.facebook.com/sescbage.
Desde o início dos tempos, as histórias de terror serviram para dar voz para aquilo que mais assustava as pessoas. Por meio do compartilhamento dos medos, a humanidade encontrou forças para enfrentá-los e, nesse percurso, acabou criando uma série de fábulas, contos e personagens fantásticos. Por meio da abordagem das grandes histórias de terror (e como elas se originam na literatura e depois passam para o cinema, para os quadrinhos, para os videogames e para a internet), Gustavo traça um panorama do terror na literatura, viabilizando que os jovens apresentem os seus medos e realizem uma troca de narrativas de terror, deixando vir à tona aquilo que lhes assusta e pensando em como podem trabalhar os seus receios através da literatura.
O palestrante, Gustavo Melo Czekster, é mestre em Letras, Área da Literatura Comparada, pela UFRGS. Atualmente está cursando o Doutorado em Escrita Criativa, na PUCRS. É autor dos livros de contos “O homem despedaçado” e “Não há amanhã”, obra que lhe rendeu o prêmio Açorianos de Melhor Livro de Contos de 2017, o prêmio da Associação Gaúcha de Escritores de Melhor Livro de Contos de 2017, Livro do Ano de 2017 e o prêmio Minuano de Literatura, categoria contos.
Sobre o Projeto Sesc Mais Leitura – A democratização da leitura e a formação de novos leitores estão entre os objetivos e desafios do Sistema Fecomércio-RS/Sesc no âmbito da educação e cultura. Com o Sesc Mais Leitura, estudantes gaúchos têm a oportunidade de receber em suas escolas diversos escritores que utilizarão obras das bibliotecas locais do Sesc para debater sobre os temas abordados nos livros escolhidos. O projeto faz parte do Arte Sesc – Cultura por toda parte.