Sesc Canoas recebe show inédito no Brasil de música cigana húngara
“Lungo Drom”, do Baxtale! – Pesquisa Musical Romani, é atração desta sexta-feira (08/06), às 20h, com ingressos a partir de R$ 10Nesta sexta-feira, 08 de junho, o Teatro do Sesc Canoas recebe o show “Lungo Drom”, do Baxtale! – Pesquisa Musical Romani. O grupo apresenta ao público um repertório totalmente inédito no Brasil, com canções Ciganas Húngaras, cantadas no idioma Romani. As músicas são oriundas da tradição musical dos ciganos Vlach Roma, instalados tradicionalmente na região noroeste da Hungria. A apresentação tem classificação livre e ocorre às 20h, com ingressos entre R$ 10 e R$ 20. Pessoas que possuem o Cartão Sesc/Senac ou têm direito à meia-entrada possuem desconto na compra, que pode ser feita no Sesc local (Av. Guilherme Schell, 5340). Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (51) 3464-6909, no site www.sesc-rs.com.br/canoas e na página www.facebook.com/sesccanoas.
No sábado (09/06), o Sesc Canoas também será sede da palestra “Etnomusicologia: perspectivas teóricas e desafios práticos”, ministrada pelo etnomusicólogo Ivan Fritzen Andrade (RS). A exposição aborda o canto de mulheres indígenas anciãs da comunidade de Amaicha del Valle (Tucumán, Argentina), e é o resultado de um trabalho de pesquisa antropológica e cultural por meio da música. No diálogo, o pesquisador descortina a realidade indígena da região a partir da observação in loco e de informações das próprias mulheres. O encontro tem duração de 60 minutos e inicia às 16h. Para participar, é necessário se inscrever gratuitamente, até 08/06, pelo e-mail agendamentocanoas@sesc-rs.com.br.
Ainda neste final de semana, no sábado e domingo (09 e 10/06), sobem ao palco do Teatro Sesc Canoas os Pequenos Cantores – Memórias de uma trajetória, com o espetáculo “50 Anos de um canto coral escolar Canoense”. As apresentações ocorrem às 19h de sábado (09/06) e às 17h de domingo (10/06), e os ingressos já estão esgotados.
Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.
Show Lungo Drom
Baxtale! – Pesquisa Musical Romani (RS)
08 de junho
Local / Endereço: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro)
Horário: 20h
Ingressos: R$ 15 Comércio e Serviços com Cartão Sesc/ Senac, R$ 18 Empresário com Cartão Sesc/ Senac, R$ 20 Público em geral, R$ 10,50 Crianças de 4 a 12 anos e R$ 10 estudantes, classe artística, idosos e professores (mediante identificação formal)
Sinopse: Em seu espetáculo “Lungo Drom”, o grupo “Baxtale! – Pesquisa Musical Romani”, apresenta ao público um repertório inédito no Brasil: canções Ciganas Húngaras, cantadas em Romani. O repertório tem raízes na tradição musical dos Vlach Roma, ciganos que, tradicionalmente, viveram em áreas rurais, no Noroeste do país. Formado por dois etnomusicólogos e um antropólogo, o grupo Baxtale! fundamenta seu trabalho musical em pesquisa na área de ciências humanas.
Classificação: livre
Duração: 70min.
Ficha Técnica:
Músicos: Ivan Fritzen Andrade, Oscar Giovanni Martinez, Caetano Maschio Santos
Iluminação: Carlos Azevedo
Técnico de Som: Clauber Scholles
Palestra “Etnomusicologia: perspectivas teóricas e desafios práticos”
Palestrante: Ivan Fritzen Andrade (RS)
09 de junho
Local / Endereço: Sede do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro)
Horário: 16h
Inscrições gratuitas, até 08/06, pelo e-mail agendamentocanoas@sesc-rs.com.br
Sobre: Nesta palestra, apresento perspectivas etnomusicológicas acerca da prática do canto de coplas com caja, por mulheres indígenas anciãs, conhecidas por copleras, na comunidade de Amaicha del Valle (Tucumán, Argentina). Por meio de registros audiovisuais e relatos reunidos ao longo de cinco viagens de campo, quando tive a oportunidade de conviver com estas cantoras, apresento a relação desta prática musical com suas experiências de vida no âmbito regional amaicheño-calchaquí. Ao considerar as copleras como teóricas locais, entendendo que, por sua legitimidade, os saberes das mesmas deveriam ser considerados integralmente na pesquisa, acessei as perspectivas complexas que orientam suas performances musicais, vindo a compreender a inter-relação por elas estabelecida entre seus cantares e a paisagem local enquanto expressão dinâmica da Pachamama (“Mãe Terra”). Pela possibilidade de haver efetuado uma simetrização entre os saberes acadêmicos e indígenas, no âmbito desta pesquisa, as perspectivas e sonoridades copleras amaicheñascalchaquíes ressoam, agora, nesta apresentação, convidando-nos à experimentação de novas formas de escutar o mundo: que retornemos nossos ouvidos à terra, para ouvir os saberes musicais que dela reverberam.
Classificação: livre
Duração: 60min