Sesc Passo Fundo traz palestra sobre gênero musical do Nordeste brasileiro
No dia 19 de junho, “Na pisada dos cocos” apresenta uma viagem ao estilo musical que é uma herança da cultura negra e indígenaO Brasil é tão vasto e plural que é difícil conhecer todas suas peculiaridades. Por isso, o Sesc Passo Fundo traz à cidade uma palestra sobre um dos gêneros mais importantes do Nordeste brasileiro: o Coco. A união de ritmo, dança de roda e palavra cantada, faz do estilo um dos mais particulares do país. O músico e ativista Richard Serraria apresentará no dia 19 de junho (terça-feira), a partir das 19h30, no Teatro do Sesc (Av. Brasil, 30), a palestra “Na pisada dos cocos“, que explanará sobre a história desta herança da cultura negra e indígena. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/sonorabrasil. A atividade faz parte do projeto Sonora Brasil Sesc. Mais informações estão disponíveis no site www.sesc-rs.com.br/passo_fundo/ ou telefone (54) 3313-4318.
Segundo Serraria, o Coco é um diálogo entre cantadores e o coro, responsório acompanhado de tambores e outras formas rítmicas como passos e palmas que percutem. O Coco é da grande família musical dos batuques, sambas, jongos, caxambu, tambor de crioula, samba de roda. No formato de palestra consiste em vídeo projeção e audições comentadas, o cancionista porto-alegrense percorrerá as várias camadas do gênero. Serraria é Doutor em Literatura Brasileira na UFRGS, fundador da Bataclã FC e Alabê Ôni e ganhador de cinco prêmios Açorianos de Música.
Sobre o Sonora Brasil Sesc – O Sonora Brasil completa, este ano, duas décadas de circulação pelo país. Promovido pelo Sesc, já realizou 5.726 apresentações de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras, com um alcance de 600 mil espectadores. Em 2018 apresenta o tema ‘Na pisada dos cocos’ que circulará pelos estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste brasileiro com os grupos Coco de Zambê (RN), Samba de Pareia da Mussuca (SE), Coco do Iguape (CE) e Coco de Tebei (PE). Os artistas apresentarão as variantes da musicalidade típica da região Nordeste (litoral e interior), nascida em aldeias indígenas e comunidades quilombolas, com canto, dança e música, acompanhados por instrumentos de percussão, como bumbo, ganzá, pandeiro, caixa. No Rio Grande do Sul, entre agosto e dezembro deste ano, os quatro grupos realizarão cerca de 50 apresentações.
Palestra “Na Pisada dos Cocos” – Passo Fundo
Com Richard Serraria
Data: 19 de junho (terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Teatro do Sesc (Av. Brasil, 30)
Inscrições gratuitas através do site www.sesc-rs.com.br/sonorabrasil