Conscientização ambiental e tradicionalismo na agenda do Maturidade Ativa Sesc Navegantes
Atividades no Acampamento Farroupilha e ação alusiva ao Dia da Árvore envolveram integrantes do GrupoA programação de setembro do Maturidade Ativa Sesc Navegantes/ Porto Alegre envolve conscientização ambiental e cultivo às tradições gaúchas. Na última semana, os integrantes do Grupo participaram de atividades no Acampamento Farroupilha e, também, de ação alusiva ao Dia da Árvore. Mais informações sobre o Programa também podem ser consultadas na página www.facebook.com/sescportoalegre ou pelo site www.sesc-rs.com.br/acaosocial/maturidadeativa.
No dia 19, aconteceu o tradicional passeio no Parque Harmonia. Visita aos piquetes do Acampamento Farroupilha, feiras de artesanato e apresentações artísticas estiveram na programação. “É um momento em que todos se encontraram em meio às tradições e comemoram com muito chimarrão e churrasco o 20 de setembro”, comentou Shayene Marques, facilitadora do Grupo Sesc Maturidade Ativa.
O Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, foi de conscientização para os integrantes do Grupo Maturidade Ativa. Os idosos plantaram sua própria muda de temperinho e a levaram para casa. Segundo Shayene, os participantes gostaram muito da atividade, ainda mais por terem todas as orientações sobre como plantar, cultivar e podar após a germinação do tempero.
Os interessados em participar do Grupo Sesc Maturidade Ativa podem entrar em contato pelo telefone (51) 3342- 5603 ou no Sesc Navegantes (Av. Brasil, 483).
Sobre o Programa Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS, o programa tem como objetivo promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idades a partir de 60 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender, desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do idoso na sociedade contemporânea e estimulando a realização de trabalhos comunitários e a prática da responsabilidade social individual.