Frederico Westphalen teve dia repleto de atrações culturais gratuitas com o Nossa Arte Circula RS
Iniciativa foi criada pelo Sesc/RS para incentivar artistas gaúchosNa última sexta-feira, dia 12, Frederico Westphalen foi palco de uma intensa programação cultural com a chegada do Nossa Arte Circula RS, iniciativa do Sesc/RS realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e URI/FW. O evento gratuito reuniu artes cênicas, música e literatura em diferentes espaços da universidade, aproximando o público de diversas linguagens artísticas ao longo de 12 horas de atividades.
A programação começou cedo, às 8h, com o espetáculo literário “Seja Incrível”, seguido pela peça “Conta Gota Histórias d’Água”, às 9h30. Já no turno da tarde, o público prestigiou o espetáculo “Criaturas da Literatura”, às 14h, e o show do Quinteto Persch, às 15h30, ambos no Salão de Atos da URI.
À noite, a Oficina de Escrita para Mulheres, às 19h15, trouxe um espaço de criação e troca de experiências. O encerramento contou com o espetáculo musical “Pontos, Rezas e Milongas: 10 anos”, às 20h, no Salão de Atos da URI. A apresentação reuniu música, cultura popular e espiritualidade, valorizando a tradição e fortalecendo a identidade cultural regional.
Criado em 2024, durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, o Nossa Arte Circula RS tem como objetivo gerar renda para profissionais da cultura e ampliar o acesso da população às artes, promovendo a valorização da produção local e regional. A edição de Frederico Westphalen reforçou esse compromisso, contando com o engajamento da comunidade e o apoio de instituições parceiras.
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.