. .

Shows, feira de empreendedorismo e performances artísticas encerram o Festival LABmais neste sábado (06/09) em Caxias do Sul

Evento finaliza sua primeira edição com programação gratuita neste fim de semana no Parque Getúlio Vargas e em espaços culturais de Caxias do Sul
Foto: Off Photos

O Festival LABmais chega ao fim neste sábado, 06 de setembro, em Caxias do Sul, depois de dois dias marcados por oficinas formativas, painéis, mostras de cinema, encontros e apresentações artísticas que reuniram jovens criadores e público em diferentes espaços culturais da cidade. A primeira edição do evento foi concebida para impulsionar trocas e dar visibilidade a novos talentos, consolidando-se como um espaço de experimentação e inovação. Mais de 300 jovens de 17 estados do Brasil acompanham a programação, que terá seu encerramento no Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos) e em outros pontos da cidade, com atividades gratuitas e abertas à comunidade.

A agenda passou por ajustes, em função das condições climáticas. A partir das 13h, o Parque dos Macaquinhos (Rua Dr. Montaury, s/n) recebe a Feira de Artesanato e Empreendedorismo Jovem, espaço que incentiva a divulgação de trabalhos criativos desenvolvidos na região e promove o protagonismo de novos empreendedores. Às 13h30, o gaúcho Roberty Flores apresenta a performance circense “Altos vôos, baixas expectativas”, espetáculo cômico e interativo de acrobacia aérea que transforma o improviso em arte. Às 14h30, o Se liga no corre abre o espaço do palco do Parque dos Macaquinhos em uma iniciativa que dá visibilidade a jovens do projeto para que apresentem as suas propostas artísticas. A programação segue, às 15h30, com show da cantora gaúcha Cristal, um dos principais novos nomes da cena rapper nacional, que celebra um ano do lançamento do álbum Epifania.

A animação continua às 17h, quando a baiana Melly sobe pela primeira vez em palcos gaúchos para apresentar o show “Amaríssima”, que reúne faixas de sua carreira, como “Cacau”, “Rio Vermelho” e “Azul”. A cantora é um expoente do pop nacional, acumulando diversos prêmios. O encerramento do festival acontece de noite, com encontros de DJs em diferentes espaços: DJ Gaybi, a partir das 22h, e DJ Jotha, às 23h, no Reffugio (Rua Marechal Floriano, 1083), e DJ Natanael Moura, às 22h, no Ponto Coletivo (Rua Andrade Neves, 573).

Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.

 

1º Festival LABmais – Sesc Caxias do Sul

Data: Até 06/09 (sábado)

Mais informações: Pelo telefone (54) 3209-8250

Programação completa das atividades: www.sesc-rs.com.br/festivalsesclabmais

 

Feira artesanato e empreendedorismo jovem

Espaço de incentivo à divulgação de trabalhos criativos desenvolvidos em Caxias do Sul. Valorizando iniciativas autorais, a feira promove a expressão de ideias originais e estimula o protagonismo de novos empreendedores.

 Horário: 13h às 18h

Local: Parque Getúlio Vargas (Rua Dr. Montaury, s/n)

 

Performance Altos vôos, baixas expectativas

Roberty Flores (RS)

 Espetáculo cômico e interativo de acrobacia aérea que transforma o improviso em arte. A trama gira em torno de um performer que, após procrastinar seu grande número, precisa da ajuda do público para realizar a apresentação. O espetáculo acontece em praças e espaços públicos, promovendo o riso, a participação coletiva e a surpresa ao final, quando um número verdadeiramente impressionante acontece.

 Ficha técnica:

Performer: Roberty Flores

Gênero: Circo

 Horário: 13h30

Local: Parque Getúlio Vargas (Rua Dr. Montaury, s/n)

 

Se liga no corre

Espaço de palco aberto dedicado a dar visibilidade às criações artísticas de jovens em diversas linguagens como dança, teatro, slam, rap e música autoral. Um ambiente aberto para experimentação, troca e expressão, valorizando as trajetórias de quem vive o corre diário para divulgar seu trabalho.

Horário: Das 14h30

Local: Parque Getúlio Vargas (Rua Dr. Montaury, s/n)

 

Epifania – O show com Cristal (RS)

Com um repertório que une nostalgia e ancestralidade, EPIFANIA – O SHOW celebra as raízes e as novas sonoridades da black music e promete um encontro repleto de groove com os principais hits da artista. Uma linda celebração à música preta!

Artistas: Cristal o DJ MDN Beatz e backing vocal Kelly Souza

Horário: 15h30

Local: Parque Getúlio Vargas (Rua Dr. Montaury, s/n)

 

Intervenção de Graffiti

GOVSNA e Ali (RS) Experimentações visuais de duas artistas que se unem para deixar uma marca visível na cidade de Caxias do Sul. Por meio de cores e formas vibrantes, suas criações evidenciam as múltiplas identidades que compõem as juventudes contemporâneas. A fusão de elementos como animais da floresta, o universo feminino, a juventude, a autodescoberta e a evolução pessoal compõem uma narrativa visual potente que celebra a presença do Festival no território.

Horário: Das 14h às 17h

Local: Tem Gente Teatrando Espaço Cultural (Rua Regente Feijó, 37)

 

Amaríssima

Melly (BA)

Pela primeira vez no Rio Grande do Sul, a cantora e compositora baiana Melly apresenta o show “Amaríssima”, um mergulho sensível e potente em sua trajetória musical. Com sua voz marcante e presença luminosa, Melly traz sucessos como Cacau, Rio Vermelho e Gaveta, além de faixas emblemáticas da sua carreira como Azul, em uma celebração da força e do afeto que atravessam sua obra.

Voz: Melly

Guitarra: Suya Synergy

Baixo: Ejigbo Oni

Bateria: Jean Michel

Percussão: Arthur Malaquias

Horário: 17h

Local: Parque Getúlio Vargas (Rua Dr. Montaury, s/n)

 

Encontros

DJ Gaybi: Nascido em Caxias do Sul, Gabriel, mais conhecido como Gaybi, é DJ iniciante com pesquisas em diversos gêneros musicais, como música pop, EDM e funk. Em 2024 iniciou sua carreira artística com curso em mixagem e tocando nas casas Level cult e Reffugio em Caxias.

Horário: 22h

Local: Reffugio (Rua Marechal Floriano, 1083)

DJ Jotha: Jonathan, conhecido como DJ Jotha, é de Caxias do Sul – RS, e carrega no som a mesma energia que traz da dança — já que além de DJ, também é bailarino e vive a música como corpo e ouvidos. Em seus sets, gosta de surpreender com mixagens criativas, misturando tracks diferentes com os hits que o público adora, mas sempre dando um toque pessoal. Hip hop, funk, R&B e pop formam a base do seu repertório, mas o mais importante para ele é a conexão com quem está na pista. Para ele, a pista não é só um lugar para dançar, mas um espaço de troca, liberdade e expressão. Cada set é um convite para essa sua vivência.

Horário: 23h

Local: Reffugio (Rua Marechal Floriano, 1083)

DJ Natanael Moura: Músico instrumentista, Produtor Musical, Beatmaker, DJ, Educador Musical, Assistente de Produção Cultural e Amante da ARTE.

Horário: 22h

Local: Ponto Coletivo (Rua Andrade Neves, 573)