Shows, feira de empreendedorismo e performances artísticas encerram o Festival LABmais neste sábado (06/09) em Caxias do Sul
Evento finaliza sua primeira edição com programação gratuita neste fim de semana no Parque Getúlio Vargas e em espaços culturais de Caxias do SulO Festival LABmais chega ao fim neste sábado, 06 de setembro, em Caxias do Sul, depois de dois dias marcados por oficinas formativas, painéis, mostras de cinema, encontros e apresentações artísticas que reuniram jovens criadores e público em diferentes espaços culturais da cidade. A primeira edição do evento foi concebida para impulsionar trocas e dar visibilidade a novos talentos, consolidando-se como um espaço de experimentação e inovação. Mais de 300 jovens de 17 estados do Brasil acompanham a programação, que terá seu encerramento no Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos) e em outros pontos da cidade, com atividades gratuitas e abertas à comunidade.
A agenda passou por ajustes, em função das condições climáticas. A partir das 13h, o Parque dos Macaquinhos (Rua Dr. Montaury, s/n) recebe a Feira de Artesanato e Empreendedorismo Jovem, espaço que incentiva a divulgação de trabalhos criativos desenvolvidos na região e promove o protagonismo de novos empreendedores. Às 13h30, o gaúcho Roberty Flores apresenta a performance circense “Altos vôos, baixas expectativas”, espetáculo cômico e interativo de acrobacia aérea que transforma o improviso em arte. Às 14h30, o Se liga no corre abre o espaço do palco do Parque dos Macaquinhos em uma iniciativa que dá visibilidade a jovens do projeto para que apresentem as suas propostas artísticas. A programação segue, às 15h30, com show da cantora gaúcha Cristal, um dos principais novos nomes da cena rapper nacional, que celebra um ano do lançamento do álbum Epifania.
A animação continua às 17h, quando a baiana Melly sobe pela primeira vez em palcos gaúchos para apresentar o show “Amaríssima”, que reúne faixas de sua carreira, como “Cacau”, “Rio Vermelho” e “Azul”. A cantora é um expoente do pop nacional, acumulando diversos prêmios. O encerramento do festival acontece de noite, com encontros de DJs em diferentes espaços: DJ Gaybi, a partir das 22h, e DJ Jotha, às 23h, no Reffugio (Rua Marechal Floriano, 1083), e DJ Natanael Moura, às 22h, no Ponto Coletivo (Rua Andrade Neves, 573).
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.
1º Festival LABmais – Sesc Caxias do Sul
Data: Até 06/09 (sábado)
Mais informações: Pelo telefone (54) 3209-8250
Programação completa das atividades: www.sesc-rs.com.br/festivalsesclabmais
Feira artesanato e empreendedorismo jovem
Espaço de incentivo à divulgação de trabalhos criativos desenvolvidos em Caxias do Sul. Valorizando iniciativas autorais, a feira promove a expressão de ideias originais e estimula o protagonismo de novos empreendedores.
Horário: 13h às 18h
Local: Parque Getúlio Vargas (Rua Dr. Montaury, s/n)
Performance Altos vôos, baixas expectativas
Roberty Flores (RS)
Espetáculo cômico e interativo de acrobacia aérea que transforma o improviso em arte. A trama gira em torno de um performer que, após procrastinar seu grande número, precisa da ajuda do público para realizar a apresentação. O espetáculo acontece em praças e espaços públicos, promovendo o riso, a participação coletiva e a surpresa ao final, quando um número verdadeiramente impressionante acontece.
Ficha técnica:
Performer: Roberty Flores
Gênero: Circo
Horário: 13h30
Local: Parque Getúlio Vargas (Rua Dr. Montaury, s/n)
Se liga no corre
Espaço de palco aberto dedicado a dar visibilidade às criações artísticas de jovens em diversas linguagens como dança, teatro, slam, rap e música autoral. Um ambiente aberto para experimentação, troca e expressão, valorizando as trajetórias de quem vive o corre diário para divulgar seu trabalho.
Horário: Das 14h30
Local: Parque Getúlio Vargas (Rua Dr. Montaury, s/n)
Epifania – O show com Cristal (RS)
Com um repertório que une nostalgia e ancestralidade, EPIFANIA – O SHOW celebra as raízes e as novas sonoridades da black music e promete um encontro repleto de groove com os principais hits da artista. Uma linda celebração à música preta!
Artistas: Cristal o DJ MDN Beatz e backing vocal Kelly Souza
Horário: 15h30
Local: Parque Getúlio Vargas (Rua Dr. Montaury, s/n)
Intervenção de Graffiti
GOVSNA e Ali (RS) Experimentações visuais de duas artistas que se unem para deixar uma marca visível na cidade de Caxias do Sul. Por meio de cores e formas vibrantes, suas criações evidenciam as múltiplas identidades que compõem as juventudes contemporâneas. A fusão de elementos como animais da floresta, o universo feminino, a juventude, a autodescoberta e a evolução pessoal compõem uma narrativa visual potente que celebra a presença do Festival no território.
Horário: Das 14h às 17h
Local: Tem Gente Teatrando Espaço Cultural (Rua Regente Feijó, 37)
Amaríssima
Melly (BA)
Pela primeira vez no Rio Grande do Sul, a cantora e compositora baiana Melly apresenta o show “Amaríssima”, um mergulho sensível e potente em sua trajetória musical. Com sua voz marcante e presença luminosa, Melly traz sucessos como Cacau, Rio Vermelho e Gaveta, além de faixas emblemáticas da sua carreira como Azul, em uma celebração da força e do afeto que atravessam sua obra.
Voz: Melly
Guitarra: Suya Synergy
Baixo: Ejigbo Oni
Bateria: Jean Michel
Percussão: Arthur Malaquias
Horário: 17h
Local: Parque Getúlio Vargas (Rua Dr. Montaury, s/n)
Encontros
DJ Gaybi: Nascido em Caxias do Sul, Gabriel, mais conhecido como Gaybi, é DJ iniciante com pesquisas em diversos gêneros musicais, como música pop, EDM e funk. Em 2024 iniciou sua carreira artística com curso em mixagem e tocando nas casas Level cult e Reffugio em Caxias.
Horário: 22h
Local: Reffugio (Rua Marechal Floriano, 1083)
DJ Jotha: Jonathan, conhecido como DJ Jotha, é de Caxias do Sul – RS, e carrega no som a mesma energia que traz da dança — já que além de DJ, também é bailarino e vive a música como corpo e ouvidos. Em seus sets, gosta de surpreender com mixagens criativas, misturando tracks diferentes com os hits que o público adora, mas sempre dando um toque pessoal. Hip hop, funk, R&B e pop formam a base do seu repertório, mas o mais importante para ele é a conexão com quem está na pista. Para ele, a pista não é só um lugar para dançar, mas um espaço de troca, liberdade e expressão. Cada set é um convite para essa sua vivência.
Horário: 23h
Local: Reffugio (Rua Marechal Floriano, 1083)
DJ Natanael Moura: Músico instrumentista, Produtor Musical, Beatmaker, DJ, Educador Musical, Assistente de Produção Cultural e Amante da ARTE.
Horário: 22h
Local: Ponto Coletivo (Rua Andrade Neves, 573)