Ijuí recebe lançamento do Sesc Circo, que chega à cidade com edição dedicada à palhaçaria
Evento foi apresentado nesta sexta, 08/08, e terá programação gratuita entre os dias 20 e 24Foi lançado oficialmente na manhã desta sexta-feira, 08/08, em cerimônia no Sesc Ijuí, a nova edição do Sesc Circo. Pela primeira vez realizado no município, o Festival chega em formato especial, com foco na palhaçaria, e deve movimentar a região entre os dias 20 e 24 de agosto com atrações gratuitas para todos os públicos. A apresentação contou com a presença de autoridades locais, artistas, imprensa e apoiadores da iniciativa. Com dez edições realizadas em outras cidades do Estado, como Camaquã, Santa Maria e Lajeado, o Sesc Circo é reconhecido como o principal festival de arte circense do Rio Grande do Sul. Em Ijuí, a programação contará com espetáculos nacionais, internacionais e regionais, oficinas formativas e atividades preparatórias, estas já iniciadas com a participação da Cia Cadagy – Corpo em Movimento Unijuí/RS.
Durante o encontro, a gerente Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello, destacou a importância da palhaçaria como linguagem artística central do festival: “A palhaçaria é ancestral, diversa e profundamente humana. Trazer um Festival dedicado a essa linguagem é uma forma de valorizar o riso como potência cultural. Estamos querendo proporcionar um resgate da memória afetiva para todos e que, principalmente as crianças, possam construir lembranças que levarão para toda a vida”, pontuou. O prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, também destacou a relevância do evento para o município. “Estávamos desde o ano passado conversando sobre essa possibilidade e não medimos esforços para apoiar essa iniciativa. Sabemos da importância de proporcionar momentos de diversão e lazer para todas as pessoas”, enfatizou. Integram a programação coletivos de artistas gaúchos com sede em Rio Grande, Caxias do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre e Ijuí, e do estado de São Paulo e do Distrito Federal, além de um representante da Argentina.
Entre os destaques, está o espetáculo brasiliense “Cabarézin da Nega”, primeiro cabaré circense no Brasil conduzido por uma Maestra Palhaça preta. Realizado pelo coletivo Nega Criações Artísticas, a apresentação combina as matrizes populares da palhaçaria brasileira com números circenses. Nele, a maestria de Madame Froda conduz números cômicos cheios de improviso e surrealismo, em um formato que reinventa o cabaré como experiência familiar. A atração internacional do festival é o argentino Sebastian Godoy com “Subir y bajar hasta encontrarse”, que traz as divertidas trapalhadas de um palhaço excêntrico e sua mala. O artista possui duas décadas no ramo circense e participações em diversos espetáculos teatrais, em diferentes continentes, incluindo no Circo du Soleil, além de programas de TV.
Destaca-se, ainda, a participação da Trupe Raiz do Circo, de Brasília, que traz o espetáculo familiar “Brincadeiras de Raiz”, com os queridos palhaços Mandioca Frita e seus filhos, Aipim e Macaxeira. O coletivo utiliza a linguagem da palhaçaria e do circo em números interativos, com humor e senso crítico, chamando atenção para a valorização da arte e do artista de rua. No Sesc Circo, o trio se apresenta junto: o artista Davi Maia (Aipim) sobe ao palco ao lado do pai, Júlio César Macedo (Mandioca Frita), e da irmã, Júlia Maia (Macaxeira). O currículo do grupo é marcado por apresentações contínuas em praças, parques, eventos e importantes festivais.
Vindo de São Paulo, o Barracão Teatro apresenta “Circo do Só Eu”, dirigido e idealizado pelo diretor e ator Esio Magalhães. Carregado de metalinguagem, o espetáculo narra a história do majestoso Circo do Sol que, com apresentação programada na cidade, recebe outra proposta mais lucrativa e cancela sua sessão de última hora, deixando ao palhaço Zabobrim a difícil missão de manter a performance e apresentar, sozinho, números que vão desde equilíbrio de pratos, macacos em monociclo à hipnose, mágica, acrobacia e música. Também de São Paulo, o artista Thiago Sales apresenta “Jerônimo Show”, com o palhaço que convida o público a acompanhar um espetáculo em que apresenta suas habilidades como músico e artista circense.
A palhaçaria gaúcha integra o festival com a participação de diversos grupos e artistas circenses, como o Grupo Ritornelo de Teatro, de Passo Fundo, Garagem de Teatro, de Caxias do Sul, e o ator rio-grandense Lóri Nelson, que representa a Cia Teatro do Sol com o espetáculo baseado livremente em “O Pequeno Príncipe”, de Anthony Exupéry. Por fim, a Cia Cadagy – Corpo em Movimento Unijuí/RS leva à programação um total de sete apresentações. Entre elas, estão os espetáculos “O Circo”, que reúne a técnica dos malabares, e “Era uma Vez no Circo, Contos dos Irmãos Grimm”, que mistura diferentes linguagens, como artes circenses, ginástica acrobática, danças folclóricas de origem alemã, ballet, malabares, teatro, dança aérea e lira circense. Vinculada à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Fidenea), a companhia também oferece a oficina “Ginástica Geral, Aéreos e Linguagem Circense” e participa do cortejo circense pelas ruas de Ijuí.
Para Ronaldo Soares, diretor do Sesc Ijuí, o evento se fortalece como ferramenta de acesso à cultura: “Receber o Sesc Circo em Ijuí é abrir as portas da cidade para a magia da lona, para o encantamento do picadeiro e para a risada contagiante da palhaçaria. A programação foi pensada para abraçar todas as idades, provocar o riso e tocar o imaginário coletivo. Estamos felizes em proporcionar essa vivência cultural tão rica e acessível à comunidade, graças ao trabalho conjunto com a Prefeitura, a Unijuí e parceiros locais que acreditam no poder transformador da arte”. O lançamento também marcou o início do período de reserva de ingressos, que poderão ser feitos gratuitamente por meio do site www.sesc-rs.com.br/sesccirco.
O Festival é uma realização do Sesc/RS e da Prefeitura de Ijuí, apoio institucional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí e apoio cultural da Sabor da Serra Pizzaria.
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.
Sesc Circo - Edição de Palhaçaria
Data: 21/08/2025
Local: Lona Sesc Circo, instalada no Sesc Ijuí (Rua Crisanto Leite 202, Centro
Bilheteria: Ingressos gratuitos, com reserva antecipada no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco
Informações: Pelo telefone (55) 3332-7511 ou WhatsApp (55) 98423-6354.