10ª Mostra Sonora Brasil promove encontros musicais de quatro regiões brasileiras no Teatro do Sesc Alberto Bins
De 26 a 30/08, Porto Alegre recebe espetáculos gratuitos que valorizam a diversidade sonora e cultural do BrasilA música como expressão dos territórios, das memórias e das identidades brasileiras está no centro da 10ª edição da Mostra Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais, que acontece entre os dias 26 e 30 de agosto, sempre às 19h, no Teatro do Sesc Alberto Bins (Av. Alberto Bins, 665). Com entrada gratuita, a programação reúne artistas de quatro regiões do país em duplas intergeracionais que promovem diálogos entre tradição e contemporaneidade.
Com o tema “Encontros, tempos e territórios”, o projeto propõe uma escuta sensível e plural, revelando a diversidade das paisagens culturais do Brasil por meio de espetáculos inéditos. A curadoria da Mostra destaca mestres da cultura popular ao lado de artistas que ressignificam saberes e sonoridades em novas linguagens musicais.
A abertura ocorre no dia 26, com Mãe Beth de Oxum, referência no Samba de Coco de Umbigada, ao lado da cantora Surama Ramos e do compositor Henrique Albino, em um espetáculo que celebra a música ancestral, decolonial e antirracista vinda do Pernambuco. No dia 27, o palco recebe Seu Risca, tamboreiro e liderança quilombola de Santa Catarina, em parceria com a premiada cantautora Ana Paula da Silva, valorizando o Catumbi de Itapocu e a ancestralidade afro-brasileira do Sul. Na quinta-feira, 28, a programação traz as artistas gaúchas Loma Solaris e Pâmela Amaro em uma vibrante apresentação dedicada à musicalidade afro-gaúcha, com homenagens a ícones como Caco Velho e Oliveira Silveira.
Já no dia 29, o compositor Geraldo Espíndola e o multi-instrumentista Marcelo Loureiro apresentam o espetáculo “Saudações Pantaneiras”, que une as sonoridades do Mato Grosso do Sul com influências fronteiriças do Paraguai, Bolívia, Argentina e Brasil. Encerrando a mostra no dia 30 de agosto, pai e filho Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro sobem ao palco para celebrar os ritmos amazônicos, mesclando lambada, carimbó, brega e pop tropical em uma performance que une gerações e expande as fronteiras da música paraense.
Para todas as apresentações, a entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados diretamente no local ou pelo site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais. Os concertos também contarão com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 98608-5456.
Sobre o Sonora Brasil – O Sonora Brasil cumpre a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. A formação de plateia é o que se busca por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no País. Promovido pelo Sesc nacionalmente, já alcançou 750 mil pessoas, com 6.098 concertos, de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras. Ao todo, 431 músicos já se apresentaram no circuito que, a cada biênio, aborda duas temáticas diferentes e promove a circulação dos artistas por todas as regiões brasileiras.
10ª Mostra Sonora Brasil – Sesc Alberto Bins
Data: De 26 (terça-feira) a 30/08 (sábado)
Horário: Sempre às 19h
Local: Teatro do Sesc Alberto Bins (Av. Alberto Bins, 665)
Ingressos: Gratuitos e podem ser retirados diretamente no local ou pelo site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais ou na Unidade
Informações: Pelo WhatsApp (51) 98608-5456
*As apresentações contarão com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras)
26/08 (terça-feira)
Mãe Beth de Oxum, Surama Ramos e Henrique Albino
27/08 (quarta-feira)
Seu Risca e Ana Paula da Silva
28/08 (quinta-feira)
Loma Solaris e Pâmela Amaro
29/08 (sexta-feira)
Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro
30/08 (sábado)
Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro
Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro - 10ª Mostra Sonora Brasil
Data: 30/08/2025
Local: Teatro do Sesc Alberto Bins (Av. Alberto Bins, 665)
Horário: 19h
Ingressos: Gratuitos e podem ser retirados diretamente no local ou pelo site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais ou na Unidade
Informações: Pelo WhatsApp (51) 98608-5456
*As apresentações contarão com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras)