Maturidade Urbana leva cultura Hip Hop ao Palácio Piratini em evento do Governo do Estado
Grupo de pessoas idosas de Bento Gonçalves fará a abertura do lançamento do Programa Saúde 60+, no dia 11/08, em Porto AlegreNo dia 11 de agosto, às 17h, o grupo Maturidade Urbana, de Bento Gonçalves, se apresenta no Palácio Piratini, em Porto Alegre, durante a cerimônia de lançamento do Programa Saúde 60+, promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A ação contará com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e marcará também a assinatura de contratos com os dez primeiros serviços selecionados para integrar a nova política pública voltada ao envelhecimento saudável.
O grupo Maturidade Urbana, formado por cerca de 30 pessoas com idades entre 55 e 84 anos, desenvolve atividades ligadas à cultura Hip Hop desde abril de 2022. A iniciativa, promovida pela Maturidade Ativa do Sesc Bento Gonçalves em parceria com a Prefeitura de Bento Gonçalves, estimula a expressão artística por meio da dança, da música, da arte urbana e do convívio coletivo. Os encontros, que ocorrem semanalmente, são focados no breaking, estilo de dança característico da cultura Hip Hop. Além disso, os participantes já produziram um videoclipe de rap, intitulado “Hip Hop é Mais Legal Que Fazer Tricô”, e estão prestes a lançar o documentário “Hip Hop na Maturidade”, financiado pela Lei Paulo Gustavo.
O projeto, que inclui oficinas de graffiti, aulas de rap e rodas de conversa, tem gerado resultados significativos para a saúde física e emocional dos participantes. “O projeto promove qualidade de vida ao melhorar a saúde física e mental, a autoestima e a socialização das pessoas idosas”, afirma Guilherme Krema, auxiliar de Programas Sociais do Sesc Bento Gonçalves. “Hoje elas são referência não só dentro dessa faixa etária, mas também entre os jovens da cena do Hip Hop”, completa. A coordenação artística do Maturidade Urbana é de Pedrinho Festa, b-boy e produtor cultural com 25 anos de trajetória na cena Hip Hop.
“A apresentação no Palácio Piratini reforça o potencial transformador da arte e o protagonismo da pessoa idosa na vida cultural do Estado, mostrando que a cultura urbana também pode ser território de afeto, pertencimento e longevidade”, comenta Jaques Fachinelli, diretor do Sesc Bento Gonçalves.
Sobre o Sesc/RS – Com 79 anos de atuação no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 54 Unidades no Estado, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.
Lançamento do Programa Saúde 60+
Data: 24/07 (quinta-feira)
Horário: 17h
Local: Palácio Piratini (Praça Mal. Deodoro, s/n)
Mais informações: Pelo telefone (54) 3452-6704