Sesc/RS promove passeios culturais guiados em diversas cidades no Dia do Patrimônio Histórico e Cultural
Atividades gratuitas no dia 16 de agosto incentivam a valorização da memória local com roteiros temáticos e mediação de especialistas em 15 municípios gaúchosPara marcar o Dia do Patrimônio Histórico e Cultural no Brasil, celebrado em 17 de agosto, o Sesc/RS promove no sábado, dia 16, uma série de passeios culturais guiados em 15 cidades do Rio Grande do Sul. A iniciativa tem como objetivo valorizar os territórios e as histórias locais, convidando a comunidade a olhar com atenção para sua própria identidade. Gratuitas, as atividades contam com mediação de profissionais das áreas de patrimônio, história, jornalismo, turismo e cultura.
Em Porto Alegre, o passeio “História e Cultura no Mercado Público” será conduzido pela jornalista Malu Badejo, com saída pela entrada principal do Mercado Público. Na Região Metropolitana, Canoas realiza uma visita guiada à Capela São José, com mediação do Ir. Renato Koch, enquanto Gravataí promove o roteiro “Patrimônio – Identidade e Memória”, com passagem pela Paróquia Nossa Senhora dos Anjos, Casa do Sonho e Casa dos Açores, sob condução de Amon da Costa. Viamão apresentará um olhar sobre o patrimônio histórico viamonense, tendo como mediadora Terezinha da Silva.
No interior do Estado, os roteiros exploram diferentes dimensões do patrimônio cultural. Em Cachoeira do Sul, a historiadora Mirian Ritzel conduz o passeio “Descobrindo o Centro Histórico”, das 14h30 às 16h, com saída da Praça José Bonifácio. Já em Camaquã, Catullo Fernandes guia o percurso “Caminhos do Patrimônio: Uma tarde no Centro Histórico”, das 14h às 16h. Caxias do Sul apresenta a visita “Memórias de Balcão: Um Passeio pelo Museu do Comércio”, com mediação da doutora em Ciências Sociais Carina Monteiro Dias. Em Carazinho, a Academia Carazinhense de Letras conduz o “Passeio Guiado aos Monumentos da Cidade”, passando por pontos como a Estátua do Bombeador e o Obelisco do Divisor das Águas.
No norte gaúcho, Frederico Westphalen realiza o passeio “Rastros Invisíveis: patrimônio que (quase) não se vê”, com Rafael Somavilla e Wilson Ferigollo como mediadores. Em Montenegro, o professor Eduardo Kauer lidera uma caminhada por construções históricas de origem alemã. Passo Fundo, por sua vez, apresenta o roteiro “Nas trilhas do patrimônio citadino”, com saída da Praça Tamandaré e mediação de Djiovan Carvalho e Gizele Zanotto.
Na Fronteira Oeste, Santana do Livramento promove o passeio “História e Memória: caminhada musical turística pela nossa Livramento”, com mediação de Alex Har. Em Santo Ângelo, o roteiro “Cinema e Memória: fragmentos de Santo Ângelo”, com mediação de Jerson Fontana, tem como ponto de partida o Museu Municipal do Cinema Vivaldino Prado. São Leopoldo recebe o passeio guiado com mediação de Mateus Nascimento, a partir do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. Em Uruguaiana, a atividade “Memórias: Uruguaiana, 179 anos de História” será conduzida por Dagoberto Alvin Clos, com saída às 9h30 da Biblioteca Pública Municipal.
Todas as atividades são gratuitas, com vagas limitadas, e visam estimular o olhar crítico e afetivo da população sobre os espaços urbanos, suas histórias e seus símbolos culturais.
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.
Passeio Cultural Guiado – Sesc/RS
Data: 16/08 (sábado)
Porto Alegre
Horário: Das 10h às 12h
Local de saída: Entrada principal do Mercado Público (Largo Glênio Peres)
Informações e inscrições: https://forms.office.com/r/HjdEGU2ikh ou (51) 99476-3086
Cachoeira do Sul
Horário: Das 14h30 às 16h
Local de saída: Praça José Bonifácio (Rua 7 de Setembro)
Informações e inscrições: https://forms.office.com/r/EGTQKFNnNm
Camaquã
Horário: Das 14h às 16h
Local de saída: Praça Coronel Sylvio Luiz (R. João de Oliveira)
Informações e inscrições: https://forms.office.com/r/RSHqQTRkXW?origin=lprLink
Canoas
Horário: Das 10h às 12h
Local de saída: Capela São José (Av. Victor Barreto, 2288)
Informações e inscrições: https://forms.office.com/r/7vdkbcTpvp
Carazinho
Horário: Das 14h às 16h30
Local de saída: Museu Olívio Otto (Av. Flores da Cunha, 1246)
Informações e inscrições: 54 33312451
Caxias do Sul
Horário: Das 09h às 11h
Local de saída: Sesc Caxias do Sul (R. Moreira César, 2462)
Informações e inscrições: https://forms.office.com/r/2dAhuTyhgR
Frederico Westphalen
Horário: Das 10h às 12h
Local de saída: Praça da Matriz
Informações e inscrições: Pelo telefone (55) 99654-4232
Gravataí
Horário: Das 10h às 12h
Local de saída: Paróquia Nossa Senhora dos Anjos (R. Cônego Pedro Wagner, 717)
Informações e inscrições: Pelo WhatsApp (51) 3376-6900
Montenegro
Horário: Das 09h30 às 12h
Local de saída: Porto das Laranjeiras (R. Álvaro de Moraes)
Informações e inscrições: Pelo telefone (51) 3376-2960
Passo Fundo
Horário: Das 14h às 16h
Local de saída: Praça Tamandaré
Informações e inscrições: Pelo telefone (54) 3313-4318
Santana do Livramento
Horário: Das 09h às 11h30
Local de saída: Casa Davi Canabarro (R. Treze de Maio)
Informações e inscrições: Pelo WhatsApp (55) 99163-1142
Santo Ângelo
Horário: Das 15h às 17h
Local de saída: Museu Municipal do Cinema Vivaldino Prado (R. Três de Outubro, 800)
Informações e inscrições: Pelo telefone (55) 98437-6721
São Leopoldo
Horário: Das 09h às 11h
Local de saída: Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (R. Dom João Becker, 491)
Informações e inscrições: lcornelius@sesc-rs.com.br
Uruguaiana
Horário: Das 9h30 às 11h30
Local de saída: Biblioteca Pública Municipal
Informações e inscrições: (55) 99982-0446 – Vagas limitadas.
Viamão
Horário: 10h30 às 11h30
Local de saída: Em frente à Igreja Matriz de Viamão
Informações e inscrições: Pelo telefone (51) 998608-5530