. .

Crianças do contraturno escolar do Sesc Montenegro visitam o 9º Salão FUNDARTE de Arte 10×10

No dia 02 de julho, as crianças do contraturno escolar do Sesc Montenegro vivenciaram uma experiência única de aproximação com a arte contemporânea ao visitarem a exposição do 9º Salão FUNDARTE de Arte 10×10. A atividade faz parte do projeto de formação cultural da Unidade, que entende a arte como elemento de construção de pertencimento, imaginação e identidade social desde a infância.

Durante a visita, as crianças puderam observar de perto obras selecionadas entre 258 inscrições de artistas de 19 estados brasileiros, refletindo múltiplas expressões visuais, cores, temas e suportes – tudo em pequenos formatos de apenas 10×10 cm, que provocam o olhar atento e o encantamento pelo detalhe. A mediação pedagógica dialogou com temas como diversidade, memória, território e sensibilidade, fazendo com que cada criança encontrasse uma forma de se reconhecer ou se questionar dentro do universo das obras apresentadas.

“A arte nos ensina a enxergar o mundo com outros olhos. Convidamos toda a comunidade a conhecer o Salão 10×10 e sentir como cada obra amplia nossa compreensão de quem somos e do tempo em que vivemos”, comentou Cristian Guilherme Lino, supervisor pedagógico do Sesc Montenegro. “Foi emocionante ver as crianças reconhecendo formas, cores e histórias. Elas saíram da exposição com brilho nos olhos e muitas ideias para criar”, finalizou.

Educação Sesc – O Sesc/RS está presente no desenvolvimento da sociedade gaúcha desde a infância. Há 25 anos no Estado, a Escola Sesc de Educação Infantil (Sesquinho) tem 18 unidades em 17 cidades. Com o propósito de desenvolver a curiosidade, a criatividade, o senso crítico e a autonomia, a instituição possibilita a continuidade da formação com a Escola de Ensino Fundamental em Novo Hamburgo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. No turno inverso à escola, crianças de 6 a 12 anos, podem desenvolver a criatividade e ludicidade, com uma educação integral em um ambiente seguro com o Criar Sesc, presente em 13 Unidades. Com a EAD EJA, a instituição também oferece a possibilidade de conclusão do Ensino Médio gratuitamente para jovens e adultos, a partir de 35 polos no RS.