. .

Painel sobre evasão escolar no EJA integra Trilha de Formação das equipes pedagógicas do Sesc/RS

Formação contou com palestrantes da UFRGS

No dia 24 de junho, a Gerência de Educação do Sesc/RS promoveu o “Painel sobre Evasão Escolar na EJA”. A atividade faz parte da Trilha de Formação das equipes pedagógicas, que atuam nos 34 polos presentes no Rio Grande do Sul. O evento, realizado de forma online, recebeu três palestrantes referências na educação de jovens e adultos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Dando início ao encontro, a professora Fernanda dos Santos Paulo falou sobre “A Educação de Jovens e Adultos e o estudo das realidades: primeiras reflexões para compreender a evasão e a adesão”, abordando a história da modalidade de ensino e a sua vinculação com grupos de trabalhadores, além do conceito dessa desistência dos estudos sob a perspectiva da educação popular, buscando refletir sobre os motivos de idas e vindas dos estudantes. Já o professor Evandro Alves comentou sobre os dados do IBGE e do Censo escolar relacionados ao EJA, discutindo os índices de analfabetismo e de escolarização em diferentes regiões do Estado. Ainda no assunto, a palestra abordou aspectos regionais de demandas oriundas de incompatibilidade entre “tempos de vida e os tempos de escolarização”, com vista a fornecer subsídios para a prática pedagógica. 

Por fim, a professora Aline da Cunha Della Libera ministrou a palestra “O que fazer numa segunda-feira de manhã: o princípio da adesão na EJA e as alternativas para a permanência”, em que falou sobre os estudos e evidências científicas que discutem o tema, além de indicar leituras sobre o tema, fortalecendo as reflexões docentes. As equipes pedagógicas contribuíram com o debate compartilhando as suas práticas nos polos e cidades que atuam.

Educação Sesc – O Sesc/RS está presente no desenvolvimento da sociedade gaúcha desde a infância. Há 25 anos no Estado, a Escola Sesc de Educação Infantil (Sesquinho) tem 18 unidades em 17 cidades. Com o propósito de desenvolver a curiosidade, a criatividade, o senso crítico e a autonomia, a instituição possibilita a continuidade da formação com a Escola de Ensino Fundamental em Novo Hamburgo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. No turno inverso à escola, crianças de 6 a 12 anos, podem desenvolver a criatividade e ludicidade, com uma educação integral em um ambiente seguro com o Criar Sesc, presente em 13 Unidades. Com a EAD EJA, a instituição também oferece a possibilidade de conclusão do Ensino Médio gratuitamente para jovens e adultos, a partir de 35 polos no RS.