. .

Projeto Universo Escola promove oficinas para estudantes de Manoel Viana

Aulas de xadrez, musicalização, dança e robótica foram ministradas em 27/06

A Escola Municipal de Educação Básica Alberto Pasqualini e a Escola Municipal de Educação Infantil Maria Veni Lottermann receberam, no dia 27 de junho, a primeira edição do Projeto Universo Escola. Realizado pelo Sesc Alegrete em parceria com a Prefeitura de Manoel Viana, o projeto levou oficinas de xadrez, musicalização, dança e robótica para estudantes dessas duas instituições de ensino.

As oficinas foram ministradas por profissionais especializados, como Naiana Fantineli, responsável pela oficina de xadrez; Gerson Sena, pela oficina de robótica; Fabrício Silva, pela oficina de dança; e Giovanni Alves, pela oficina de musicalização. O projeto prevê um total de seis encontros com as duas escolas municipais. Os alunos participantes receberam camisetas que identificam o projeto, além de jogos de xadrez para praticar fora dos encontros.

O Projeto Universo Escola destaca as artes visuais como objeto de estudo aprofundado no campo educativo, não apenas como uma atividade complementar aos estudos convencionais. As artes buscam estimular a criatividade, o senso crítico e a capacidade de interpretação dos estudantes, atuando como uma ferramenta interdisciplinar que complementa outras áreas do conhecimento. “É por meio da arte que os alunos conhecem mais sobre a história, a cultura e suas origens, além de desenvolverem sensações e expressões que as obras artísticas despertam nas pessoas”, destaca Paulo Amaral, criador do projeto e agente de cultura e lazer do Sesc Alegrete.

Educação Sesc – O Sesc/RS está presente no desenvolvimento da sociedade gaúcha desde a infância. Há 25 anos no Estado, a Escola Sesc de Educação Infantil (Sesquinho) tem 18 unidades em 17 cidades. Com o propósito de desenvolver a curiosidade, a criatividade, o senso crítico e a autonomia, a instituição possibilita a continuidade da formação com a Escola de Ensino Fundamental em Novo Hamburgo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. No turno inverso à escola, crianças de 6 a 12 anos, podem desenvolver a criatividade e ludicidade, com uma educação integral em um ambiente seguro com o Criar Sesc, presente em 13 Unidades. Com a EAD EJA, a instituição também oferece a possibilidade de conclusão do Ensino Médio gratuitamente para jovens e adultos, a partir de 35 polos no RS.