. .

Sesc Alegrete reúne comunidade no seminário intergeracional de conscientização sobre a violência contra idosos

Ação ocorreu nos dias 23 e 24/06, no Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha

Nos dias 23 e 24 de junho, o Sesc Alegrete promoveu um amplo debate para celebrar a valorização e os direitos da pessoa idosa por meio de palestras, exibições de filmes e atividades intergeracionais, que promoveram o encontro e a troca de experiências entre pessoas de diferentes faixas etárias. O evento, que integra o programa Maturidade Ativa do Sesc, foi realizado em alusão ao Junho Violeta, mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa. O evento contou com a participação dos grupos da Prefeitura Municipal e comunidade da região. O público presente somou aproximadamente 100 pessoas por turno, que mesmo com as baixas temperaturas compareceram ao seminário.

Na segunda-feira, 23, a abertura oficial contou com a exibição do filme “Feliz Natal Dona Marlene”, seguida da exibição do curta “O Grande Passeio”. A manhã seguiu com a palestra “Os direitos da pessoa idosa e o papel do Ministério Público”, ministrada pelo promotor de Justiça Eduardo da Silva Fagundes. À tarde, a doutora Vanessa Nunes Panziera falou sobre envelhecimento e respeito na palestra “Respeito não envelhece”.

Já na terça-feira, dia 24, a programação teve início com a projeção do vídeo “Sou sênior e mereço dignidade”, em parceria com a Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira, seguido da palestra sobre saúde do idoso com o médico especialista em geriatria Charles de Andrade Lins. O encerramento ficou por conta de uma atividade intergeracional com releitura e dramatização promovida pela Escola Municipal de Educação Básica Murilo Nunes de Oliveira.

Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 59 grupos ativos com atividades sistemáticas no RS. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa.