Espetáculos do Piauí e de Pernambuco são destaques da semana no 19º Festival Palco Giratório Sesc
"Vapor – ocupação infiltrável", da Original Bomber Crew, e "Miró: Estudo nº2", do Grupo Magiluth, se apresentam em Porto Alegre na segunda semana do eventoO Festival Palco Giratório Sesc continua movimentando Porto Alegre em sua 19ª edição, que segue até 8 de junho, ocupando 21 espaços culturais da capital com teatro, dança, circo, performances e experimentações cênicas. Entre os destaques desta semana, dois espetáculos evidenciam o alcance e a pluralidade do festival, que reúne grupos teatrais de 18 estados: “Vapor – ocupação infiltrável”, da Original Bomber Crew, do Piauí, e “Miró: Estudo nº2”, do consagrado Grupo Magiluth, de Pernambuco.
“Miró: Estudo nº2” será apresentado nos dias 27 e 28 de maio, às 19h, no Teatro do Sesc Alberto Bins. A obra do Grupo Magiluth, de Recife, é um estudo cênico inspirado na poesia de Miró da Muribeca e na própria cidade como personagem. Com dramaturgia e direção assinadas coletivamente, o espetáculo convida o público a um jogo de provocações, onde realidade e ficção se misturam. Já o espetáculo “Vapor – ocupação infiltrável” tem sessão no dia 28 de maio, às 20h, no Estúdio Stravaganza. A obra é uma dança-performance que encerra uma trilogia iniciada com os espetáculos “tReta” e “Suspeit∞” e propõe uma ocupação poética e sensorial dos espaços. Com direção e concepção de Allexandre Bomber, a performance combina corpo, música, luz e grafismos para criar uma atmosfera ritualística que pulsa das margens e evoca novas presenças, paisagens e formas de existir.
Os ingressos para os espetáculos custam de R$20 a R$40 e podem ser adquiridos nas unidades do Sesc e no site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio, onde também está disponível a programação completa, e, havendo disponibilidade, 1h antes de cada apresentação na bilheteria dos respectivos teatros.
Destaques da semana - 19º Festival Palco Giratório Sesc
Data: 28/05/2025
Local: Confira a programação abaixo
Vapor – ocupação infiltrável
Original Bomber Crew (PI)
Vapor – ocupação infiltrável é a mais nova criação da Original Bomber Crew. É a virada de um ciclo iniciado com tReta, uma invasão performática (2018), depois mediado por Suspeit∞, obra monitorada (2020). Vapor vem como uma ladainha, uma cantiga, uma reza, que em sua repetição ritualiza novas chegadas: em 2021 se fez uma série de cinco vídeos e em 2024 estreou como performance presencial que deixa uma instalação no espaço que ocupa. Os títulos dessa trilogia são parte de um vocabulário que surge nas biqueiras do Brasil e nos convoca a pensar nas pulsões de vida que se acendem nos becos, não só os urbanos, mas também dos aquilombamentos, das diversas “margens”. Enquanto tReta nos coloca em alerta, pele com pele, nos confronta com paradoxos internalizados daqui e agora da cidade, VAPOR vibra para outras percepções, presenças, paisagens, magias, tempos, aberturas.
Ficha técnica:
Concepção e Direção: Allexandre Bomber
Criação e performance: Allexandre Bomber, César Costa, Javé Montuchô, Malcom Jefferson, Maurício Pokémon, Phillip Marinho e Vini Nex
Assistência Coreográfica: Cesar Costa
Criação Musical: Allexandre Bomber, Cesar Costa e Javé Montuchô
Criação de luz: Allexandre Bomber
Grafismos: Malcom Jefferson
Técnica: Javé Montuchô e Phillip Marinho
Assistência: Cleice Nogueira e Vini Silva
Fotografia, Vídeo e Projeções: Maurício Pokémon
Direção de Produção: Regina Veloso
Assistência Administrativa: Humilde Alves – CAMPO arte difusão Corpo Rastreado
Realização Original: Bomber Crew com Revoada Casa de Produção
Data: 28/05 Horário: 20h
Local: Estúdio Stravaganza
Classificação etária: Livre
Duração: 60 minutos
Gênero: Dança-Performance
Miró: Estudo nº2
Grupo Magiluth (PE)
Personagem é qualquer ser atuante de uma história ou obra. Normalmente é uma pessoa, mas pode ser um animal, um ser fictício ou um objeto. Uma locação, como o Hotel Central na cidade do Recife pode ser um personagem também. Ou até mesmo uma música. Personagens podem ter nomes ou não, reais ou fictícios, tudo pode ser um personagem. Isso é o que diz o Wikipedia, mas o que dirá o Estudo N°2? Acendi um cigarro e a cidade pegou fogo. Que comece o jogo!
Ficha técnica:
Direção: Grupo Magiluth
Dramaturgia: Grupo Magiluth
Atores: Bruno Parmera, Erivaldo Oliveira e Giordano Castro
Stand in: Mário Sergio Cabral e Lucas Torres
Fotografia: Ashlley Melo
Design Gráfico: Bruno Parmera
Design de Luz: Wagner Antônio
Assistência Luz: Dimi Luppi
Colaboração: Anna Carolina Nogueira, Giovana Soar, Grace Passô, Kenia Dias, Luiz Fernando Marques, Miguel Mendes
Realização: Grupo Magiluth
Data: 27/05 e 28/05 Horário: 19h
Local: Teatro Sesc Alberto Bins
Classificação etária: 16 anos
Duração: 75 minutos
Gênero: Teatro