. .

Mostra “Protagonismo do Cinema Negro” destaca vozes e memórias afro-brasileiras em Alegrete

Evento promovido pelo Sesc reuniu exibições, debates, exposições e formação sobre o cinema negro brasileiro entre os dias 19 e 21/05

A cidade de Alegrete recebeu uma celebração à cultura e à resistência afro-brasileira com a realização da Mostra “Protagonismo do Cinema Negro”, promovida pelo Sesc Alegrete entre os dias 19 e 21 de maio. O evento gratuito ocupou o Cult Cinemas Alegrete e a Universidade Federal do Pampa, Unipampa, oferecendo ao público uma programação intensa voltada à valorização do cinema negro nacional e regional.

Durante três dias, o público teve acesso a uma curadoria especial de filmes que abordam questões raciais, memórias coletivas e identidades negras. As sessões foram seguidas de debates com realizadores e especialistas, como Merlen Alves, Raul Fagundes, Márcio Sônego, Paulo Amaral, Ana Lúcia Vargas e Alisson Machado, proporcionando trocas entre os convidados e os espectadores. A mostra também foi marcada por exposições artísticas e ações formativas. No hall do Cult Cinemas, nos dias 19 e 20, estiveram em cartaz as exposições “Insubmissas Lágrimas: Corpos, Vozes e Memórias”, com curadoria das professoras Catiucia Carvalho e Ana Lúcia Vargas; “Artesanatos e Criações”, de Suzete e Elza Gomes, e uma mostra de literatura negra com livros de autores afro-brasileiros.

Entre os destaques da programação cinematográfica estiveram os filmes “Um Dia com Jerusa”, “Estranho Caminho”, “O Dia em que te Conheci” e “A Pequena Vendedora de Sol”, além de produções locais como “Quilombo do Angico – memória (re)sistência e ancestralidade” e “Cartas de Afeto”, que evidenciaram o talento dos realizadores alegretenses. O encerramento da mostra aconteceu na Unipampa, com a atividade formativa “Cinema Negro: história, cineastas e linguagens”, ministrada por Daniel Rodrigues, de Porto Alegre. A formação ofereceu uma imersão crítica sobre a trajetória e as estéticas do cinema negro no Brasil.

Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.