. .

Crianças do Criar Sesc visitam exposição na Galeria de Arte Loide Schwambach

Estímulo ao desfrute cultural integra o projeto educacional em Montenegro

Na última quarta-feira, dia 14 de maio, as crianças do contraturno escolar do Sesc Montenegro participaram de uma visita cultural à exposição “Pequena Abertura para o Deserto”, do artista sul-mato-grossense Elias de Aquino. A mostra está em exibição na Galeria de Arte Loide Schwambach, na Fundarte, e propõe uma reflexão sensível sobre a paisagem, a memória e o pertencimento.

“A visita proporcionou uma experiência imersiva para os alunos do Criar Sesc, permitindo-lhes explorar essas questões sensíveis de forma lúdica e envolvente”, destaca a instrutora, Viviane Botelho. “A visita à exposição não só proporcionou um mergulho nas questões poéticas e artísticas de Elias de Aquino, mas também se revelou uma oportunidade valiosa de integração entre arte, educação e a reflexão sobre as memórias e os territórios que moldam nossa identidade”, adiciona o supervisor do Criar Sesc, Cristian Guilherme Lino.

A exposição reúne diferentes formas de expressão, como pintura, instalação e vídeo, todas imbuídas da busca por significados e sentimentos ligados à paisagem que habita a memória do artista. O título da mostra faz alusão ao poema Boca, de Manoel de Barros, no qual o deserto simboliza o silêncio, a ausência e o inóspito.

Sobre o Criar Sesc – O projeto atende crianças matriculadas no primeiro segmento do Ensino Fundamental de escolas públicas ou privadas, com idades entre 6 e 12 anos, no turno inverso ao que frequentam a escola. Criatividade, ludicidade e educação integral são princípios do projeto, que reconhece o território como espaço formativo, a brincadeira como linguagem, e a importância da diversidade e da inclusão. São oferecidas pelo Criar Sesc atividades como trabalhos em grupo como exercícios de cooperação, oficinas com diferentes linguagens artísticas, saídas educativas para exploração e reconhecimento de novos espaços de aprendizagem, processos de criação que se utilizam da cultura maker, entre outras.