. .

Mostra do Sesc celebra o protagonismo do cinema negro em Alegrete

Evento gratuito reúne filmes, debates, exposições e formação sobre a cultura afro-brasileira
Women, Popcorn, Watching, Females, People

Entre os dias 19 e 21 de maio, Alegrete se transforma em palco para a Mostra “Protagonismo do Cinema Negro”, iniciativa do Sesc Alegrete que celebra as vozes, histórias e expressões culturais afro-brasileiras por meio da linguagem cinematográfica. A programação gratuita ocupa o Cult Cinemas Alegrete e a Unipampa, e inclui sessões de filmes, bate-papos com cineastas e pesquisadores, exposições artísticas e um curso formativo.

A mostra é fruto da articulação entre diversas instituições locais, como escolas públicas, universidades e grupos culturais, e reafirma o compromisso com a valorização da produção audiovisual negra e com o fortalecimento das identidades afro-brasileiras na região. “Mais do que um evento, esta iniciativa representa um convite ao diálogo, à memória e à afirmação da diversidade cultural através da arte” afirma a auxiliar de programas sociais do Sesc Alegrete, Vanessa Costa.

Nos dias 19 e 20, o hall do Cult Cinemas abrigará três exposições que dialogam com a temática do evento: “Insubmissas Lágrimas: Corpos, Vozes e Memórias”, organizada pelas turmas 211 e 311 da Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira (Ciep), com orientação das professoras Catiuscia Carvalho e Ana Lúcia Vargas; “Artesanatos e Criações”, de Elza Gomes, do Grupo Maturidade Ativa do Sesc Alegrete; e uma mostra de livros de autoras e autores negros, coordenada por Ana Lúcia Vargas, da Biblioteca da EMEB Princesa Isabel.

A programação de filmes inicia no dia 19 com a exibição de produções como “Quilombo do Angico – memória (re)sistência e ancestralidade”, obra realizada em Alegrete, e “Um Dia com Jerusa”, seguida de conversa com a cineasta e escritora Merlen Alves. Ao longo do dia, também serão apresentados os filmes “Correndo Atrás” e “Estranho Caminho”, com debates envolvendo nomes como Raul Fagundes, Márcio Sônego e Paulo Amaral. No dia 20, a mostra segue com títulos como “O Dia em que te Conheci”, “Cartas de Afeto” – também produzido em Alegrete – e “A Pequena Vendedora de Sol”, encerrando com um bate-papo que reúne Merlen Alves, Ana Lúcia Vargas e Alisson Machado.

A programação se encerra no dia 21 com o curso “Cinema Negro: história, cineastas e linguagens”, ministrado pelo jornalista e crítico de cinema Daniel Rodrigues, das 9h às 17h30, na Unipampa. A atividade formativa aprofunda a proposta da mostra ao abordar a trajetória e as estéticas do cinema negro brasileiro, e as inscrições podem ser feitas pelo telefone e WhatsApp (55) 98423-6348. A Mostra “Protagonismo do Cinema Negro” conta com o apoio de instituições como o Cult Cinemas, a Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira – Ciep, a EMEB Princesa Isabel, o NEABI/IFF e a Biblioteca Universitária da Unipampa.

Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.

 

Mostra “Protagonismo do Cinema Negro” - Sesc Alegrete

Data: 21/05/2025

Local: Confira a programação abaixo

*Entrada gratuita

19/5 (segunda-feira)

Local: Cult Cinemas

9h – Quilombo do Angico – memória (re)sistência e ancestralidade (20min)

9h30 – Um Dia com Jerusa (74min)

Bate-papo com Merlen Alves

14h30 – Correndo Atrás (90min)

Bate-papo com Raul Fagundes

19h30 – Estranho Caminho (83min)

Bate-papo com Márcio Sônego e Paulo Amaral

20/5 (terça-feira)

Local: Cult Cinemas

9h – O Dia em que te Conheci (71min)

14h30 – Cartas de Afeto (27min)

15h – A Pequena Vendedora de Sol (45min)

Bate-papo com Merlen Alves, Ana Lúcia Vargas e Alisson Machado

21/5 (Quarta-feira)

Ação formativa – Curso: Cinema Negro: história, cineastas e linguagens, com Daniel Rodrigues

Local: Unipampa

Horário: 9h às 12h e 13h30 às 17h30

Inscrições: Pelo telefone/WhatsApp (55) 98423-6348

Exposições – Hall do Cult Cinemas

Data: 19 e 20/5

– “Insubmissas Lágrimas: Corpos, Vozes e Memórias” – Turmas 211 e 311 da Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira – Ciep

– “Artesanatos e Criações” – Elza Gomes (Grupo Maturidade Ativa Alegrete)

– Exposição de livros de autores/as negros/as – Coord. Ana Lúcia Vargas (Biblioteca EMEB Princesa Isabel)