Turma da EAD EJA do Sesc Montenegro visita exposição “Pequena Abertura para o Deserto”
Mostra do artista Elias de Aquino está em cartaz na Galeria de Arte Loide Schwambach, na FundarteNa última quarta-feira, 30 de abril, os alunos da Etapa 3 do curso de Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) do Sesc Montenegro participaram de uma visita cultural à exposição “Pequena Abertura para o Deserto”, do artista sul-mato-grossense Elias de Aquino. A mostra está em exibição na Galeria de Arte Loide Schwambach, na Fundarte, e propõe uma reflexão sensível sobre paisagem, memória e pertencimento.
Historicamente presente nas artes visuais, a paisagem é um tema fértil e multifacetado, capaz de expressar a visão única de quem observa. Elias de Aquino explora essa temática a partir de uma narrativa autobiográfica, trazendo à tona lembranças da infância vivida no interior do Mato Grosso do Sul. Filho de pastor da Igreja Batista de Panambi, distrito rural de Dourados (MS), o artista cresceu cercado por terra vermelha e vastas propriedades, cenário que ele ressignifica em suas obras como um “pequeno deserto simbólico”.
A exposição reúne trabalhos em pintura, instalação e vídeo, todos atravessados pela busca de significados para a paisagem que habita sua memória. O título da mostra faz referência ao poema Boca, de Manoel de Barros, onde o deserto simboliza o inóspito, o silêncio e a ausência.
A professora Tatiana Souza, do Sesc, ressalta a potência da arte no processo educativo dos estudantes. “A arte está sempre presente no fazer educativo. Levar os alunos a esses espaços é uma forma de promover autoconhecimento, pertencimento e ocupação. A arte é vida, e está em nosso cotidiano”, afirma. O supervisor pedagógico da EAD EJA, Cristian Guilherme Lino, também enfatiza o papel da escola na valorização da cultura local. “Estamos sempre atentos aos eventos culturais da cidade. Nossa parceria com instituições como a Fundarte reforça os vínculos com a comunidade. A escola é um espaço de vivências, de trocas e de pertencimento”, conclui.
EAD EJA – A Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) é oferecida pelo Sesc, em parceria com o Senac, responsável pela plataforma, para proporcionar a jovens e adultos a oportunidade de concluírem o Ensino Médio gratuitamente, com uma qualificação profissional complementar em Produção Cultural. O curso, com duração de 1 ano e meio, é oferecido em 13 estados, nas regiões Norte, Nordeste e Sul. A construção dos conteúdos é baseada em experimentações, simulação de práticas, mecanismos de jogos, dramatizações e outras estratégias que possibilitam maior interação com os participantes. 20% da carga horária é online e 80% é presencial. No RS, são 35 polos ao todo. Novas vagas abrem semestralmente e são destinadas para pessoas com renda familiar bruta mensal de até dois salários mínimos, com prioridade às que sejam trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo ou dependentes, ou que sejam egressas da rede pública de ensino.