Alunos da EAD EJA do Sesc Montenegro participam de encontro com o poeta Sérgio Vaz
Atividade que integrou o Circuito Sesc de Literatura aconteceu na última terça-feira, 29/04Na última terça-feira, 29 de abril, a turma da 2ª etapa do curso de Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) do Sesc Montenegro participou do Circuito Sesc de Literatura, em um encontro especial com o escritor e poeta Sérgio Vaz. O evento aconteceu no Teatro Therezinha Petry Cardona e foi uma oportunidade única de aproximação com a literatura e com a trajetória inspiradora de um dos grandes nomes da poesia contemporânea brasileira.
Autor de diversas obras, Sérgio Vaz é também agitador cultural e ganhou notoriedade pelo trabalho em comunidades carentes, o que lhe rendeu o título de “Poeta da Periferia”. É idealizador da Semana da Arte Moderna da Periferia, em São Paulo, iniciativa que impulsiona múltiplas manifestações artísticas e culturais. Entre os muitos reconhecimentos que já recebeu, destacam-se os prêmios UNICEF, Orilaxé, Trip Transformadores, Heróis Invisíveis e Hutúz. Em 2009, foi eleito pela Revista Época como uma das cem pessoas mais influentes do Brasil.
Para a professora Tatiana Souza, a experiência foi ímpar e demonstra a valorização da cultura e da educação promovida pelo Sesc. “A parceria faz com que nossa sala de aula, muitas vezes, ultrapasse os muros da escola e transborde para a comunidade”, destacou. O supervisor pedagógico Cristian Guilherme Lino também reforçou a importância da presença das turmas da EAD EJA em diversos espaços da cidade. “Integrar essas vivências ao currículo amplia o horizonte dos estudantes. Tenho certeza de que a parceria do Sesc com os eventos culturais está transformando não apenas nossos alunos, mas toda a comunidade”, concluiu.
EAD EJA – A Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) é oferecida pelo Sesc, em parceria com o Senac, responsável pela plataforma, para proporcionar a jovens e adultos a oportunidade de concluírem o Ensino Médio gratuitamente, com uma qualificação profissional complementar em Produção Cultural. O curso, com duração de 1 ano e meio, é oferecido em 13 estados, nas regiões Norte, Nordeste e Sul. A construção dos conteúdos é baseada em experimentações, simulação de práticas, mecanismos de jogos, dramatizações e outras estratégias que possibilitam maior interação com os participantes. 20% da carga horária é online e 80% é presencial. No RS, são 35 polos ao todo. Novas vagas abrem semestralmente e são destinadas para pessoas com renda familiar bruta mensal de até dois salários mínimos, com prioridade às que sejam trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo ou dependentes, ou que sejam egressas da rede pública de ensino.