Sesc Alegrete promoveu oficina de artesanato em vidro com temática de Páscoa para o grupo da Maturidade Ativa
Ação contou com a participação de mais de 60 mulheres e incentivo da Lei Aldir Blanc 2Com foco na valorização da cultura, sustentabilidade e criatividade, o Sesc Alegrete realizou, nos dias 15 e 17 de abril, uma oficina especial de artesanato em vidro voltada ao grupo da Maturidade Ativa. A atividade, que teve como tema a Páscoa, foi viabilizada por meio da Lei Aldir Blanc 2.
Ministrada pela artesã Hellen Cristina Fagundes Soltau, a oficina reuniu mais de 60 participantes, que aprenderam a transformar materiais recicláveis — como potes de vidro, retalhos, espuma e outros itens reutilizáveis — em peças decorativas e utilitárias com temática pascal. A proposta reforçou não apenas os laços comunitários, mas também o incentivo à sustentabilidade e ao reaproveitamento de materiais no fazer artístico.
A iniciativa integra o calendário cultural e educativo do Sesc RS, especialmente voltado ao público da terceira idade, promovendo o bem-estar, o convívio social e o desenvolvimento de habilidades manuais. “Essas ações fortalecem a autoestima, a autonomia e a criatividade das participantes, além de manterem viva a tradição do artesanato local”, destaca Thainá Costa, agente de programas sociais do Sesc Alegrete.
Além de proporcionar momentos de aprendizado e troca de experiências, a atividade reafirma o compromisso da instituição com o fomento à cultura e à inclusão social, conectando diferentes gerações por meio da arte.
Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 59 grupos ativos com atividades sistemáticas no RS. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa.