A programação da 1ª Festa Literária Internacional de Taquara (Flitaq) é gratuita. Para as ações formativas, é necessário realizar a inscrição presencialmente no Sesc Taquara (R. Júlio de Castilhos, 2843) ou através do Whatsapp (51) 98493-0452. Os ingressos para o show de encerramento, no dia 09 de novembro, devem ser retirados também na Unidade do Sesc Taquara. Distribuição sujeita a capacidade do espaço.

06 de novembro

+

17h – Cortejo de Abertura em Homenagem à Eldo Ivo Klain

Falecido em 2011, Eldo Ivo Klain era Diretor-Presidente da FEEIN – Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste que é a mantenedora das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT. Foi também fundador da Academia Lítero-Cultural de Taquara e compositor dos Hinos dos municípios de Taquara e Igrejinha.

Local: Saída da R. Julio de Castilhos

19h30 – Abertura Oficial 

Local: Palco Flitaq (Largo da Praça Marechal Deodoro)

20h – Mesa: A Mesa do Escriba: Antologia de um dos mais importantes poetas mexicanos da atualidade

Local: Palco Flitaq (Largo da Praça Marechal Deodoro)

Convidado: Eduardo Langagne (México)

Eduardo Langagne nasceu no México, em 1952. Poeta e tradutor, é mestre em Letras Latino-americanas pela Universidade Nacional Autônoma do México. Presidiu a Fundação para as Letras Mexicanas. Autor de vasta e importante obra, recebeu diversos prêmios, dentre os quais, destacam-se o prestigioso Prêmio Casa de las Américas, o Prêmio Nacional Letras de Sinaloa e o Prêmio de Poesia Aguascalientes, o mais importante do México.

 

07 de novembro

+

Ações Educativas

Local: Palco Flitaq (Largo da Praça Marechal Deodoro)
 
08h30 e 14h30 – Sol, chuva e tapete
 
Convidado: “Os Tapetes Contadores de Histórias” (SP)
 
Desde 1998, o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias costura e conta histórias com tapetes e outros cenários de tecido, correspondentes a contos autorais e populares de origens diversas. O grupo é fundador no Brasil na técnica de costurar e contar histórias com tapetes artesanais, a fim de despertar o imaginário de crianças, jovens e adultos para as artes e a leitura.

09h30 e 15h30 – Ler é um espetáculo

 
Convidado: Ivan Zigg (RJ)
 
Ivan Zigg é autor literário de obras como O Elefante Caiu, Todos os Meus Sonhos, O Livro do Rex, Só um Minutinho, Segredo e O Saco. Recebeu, entre outros prêmios, o Jabuti de Ilustração para livro infantil. Artista múltiplo, com formação musical e circense, Zigg canta, conta e pinta ao vivo. Seus encontros unem pais, filhos, educadores e agentes culturais em torno da arte, da poesia e da força transformadora da literatura.
 
17h – Lançamento do livro* “O Casarão uma História – Memórias de Maria Eunice Müller Kautzmann” – Parte 1
 
*Autógrafos na cafeteria Nutricom Café
 
Maria Eunice, professora, poetisa e dedicada à preservação da história local, desempenhou um papel fundamental na documentação da evolução da cidade de Montenegro. Ao longo de sua vida, ela integrou diversas academias literárias e culturais, e seu legado continua vivo através de suas obras. Falecida em fevereiro de 2014, aos 89 anos, em Taquara, sua história agora ficará eternizada em dois livros.
 
18h – Lançamento do livro “Animais”, de Santiago Craig (Argentina)
 
Santiago Craig nasceu em Bueno Aires e é reconhecido como uma das novas e importates vozes da literatura argentina contemporânea. Foi finalista do Prêmio Gabriel Garcia Marquez de contos Hispano-Americanos. Recebeu menções do Prêmio Libero-Americano Cortez de Cádiz e no Prêmio Nacional de Literatura.
 
19h – Mesa
Poesia Transborda: Versos e Vidas
Convidados: Alice Ruiz (PR) e Pedro Gonzaga (RS)
 
Alice Ruiz Schneronk é uma poetisa, haicaista, publicitária, letrista e tradutora brasileira. Possui mais de 20 livros publicados, com poemas traduzidos e publicados em vários países. Compõe letras desde os 26 anos e lançou, em 2005, seu primeiro CD, o Paralelas, em parceria com Alzira Espíndola, pela Duncan Discos, com as participações especialíssimas de Zélia Duncan e Arnaldo Antunes”. Ao todo, possui 21 obras publicadas, dentre elas estão: livros, poemas, traduções, canções e histórias infantis. Em 1993 foi homenageada pela comunidade nipônica brasileira com o nome de haicaista: Yuuka.
Mediação: Nanni Rios (RS)
 
Nanni Rios é fundadora da Livraria Baleia, em Porto Alegre (RS). Nascida em São Pedro de Alcântara (SC), vive em Porto Alegre desde 2009, é formada em Jornalismo pela UFSC e também atua como produtora cultural.
 
AÇÕES FORMATIVAS
 
Local: Hub Conexão XXI (R. Júlio de Castilhos, 2869 – Centro)
14h às 17h – Viver a Poesia:
Oficina
 
Convidado: Pedro Gonzaga (RS)
 
Pedro Gonzaga (1975) é tradutor, poeta e professor. Doutor em literatura pela UFRGS, é autor de onze livros — entre conto, crônica, poesia e ensaio —, além de ter traduzido para o português dezenas de obras em inglês e espanhol. Há anos desenvolve um trabalho com turmas de escrita criativa e oferece cursos semestrais on-line nos mais variados gêneros literários. Atualmente vive em Buenos Aires.
 
Local: Escritório 259 (R. Bento Gonçalves, 2509 – Centro)
 
20h30 – Sarau de Boteco
 
Convidados: Ivan Zigg (RJ), Pedro Gonzaga (RS), Alice Ruiz (PR) e Nanni Rios (RS)
Mediação: Ilana Lehn (RS)
 
Ilana se divide entre suas duas paixões: a geologia e a poesia. Como doutora em geologia, trabalha com pesquisa na Unisinos e escreve e conta seus poemas nas horas vagas. Ou vice-versa. Ilana é organizadora de saraus literários há décadas, onde interpreta seus autores favoritos. Participa e organiza de saraus literários como o Sarau com Café, de Taquara/RS, o Saraucoteando, do Litoral Norte Gaúcho e o “Sarau da Cada Luz”, em Porto Alegre. Tem 3 livros de poemas publicados: “Alérgicos: Cuidado! Pode conter poesia.”, lançado em 2020, de forma independente, “Saraucoteando em versos”, publicado em 2022 com outros dois poetas Marisabel Lehn e Gabriel Fernandes, seus parceiros de saraus e “Quê?!”, seu mais recente livro, lançado em 2023, pela Editora Martins Livreiro. Publica desde 2011 em diversas coletâneas de poemas. Por sua contribuição na literatura, é membro Associação Gaúcha de Escritores, da Academia de Escritores do Litoral Norte e da Academia de Letras do Brasil, onde atua com seus poemas e interpretações. Seus textos refletem a vida na estrada, as andanças, flertando desde sempre com a literatura beatnik. Atualmente, Ilana trabalha em seu primeiro livro em prosa, numa espécie de relato de viagem/diário de bordo/fonte de inspiração poética, retratando suas andanças e paradas pelo Sul do continente Americano. O novo livro tem o título “Nós, americanos”.
 

08 de novembro

+
Ações Educativas
 
Local: Palco Flitaq (Largo da Praça Marechal Deodoro)
 
08h30 e 14h30 – Poesia contra a violência
 
Convidado: Sérgio Vaz (SP)
 
Sergio Vaz é autor de 9 livros. Completou em dezembro de 2023, 35 anos de poesia. No ano de 2021, o livro “Literatura, Pão e Poesia” (Global Editora) do autor foi escolhido pelo PNLD e agora estará em todas escolas de ensino médio do Brasil. O Poeta palestrou em vários países como: México, Inglaterra e Alemanha. Também foi homenageado pelo seu trabalho em diversos prêmios.
 
09h30 e 15h30 – Conversa com verso
 
Convidado: Manoel Cavalcante (RN)
 

Manoel Cavalcante escreve poesia desde sua infância, quando tocado pelas noites de cantoria que ia com seus pais. Possui 15 livros publicados, mais de 25 folhetos de cordel publicados, mais de 150 premiações em concursos literários no Brasil e até no exterior. Seus livros são adotados em vários Estados brasileiros. É membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Literatura de Cordel, da Academia de Trovas do Rio Grande do Norte, do Clube dos Trovadores do Seridó, é congratulado Magnífico Trovador em Nova Friburgo-RJ.

16h30 – Lançamento do livro “Beijo de goiaba e outros contos”, de Aniuska Van Helden

17h – Apresentação Musical: Conjunto Seresta
 
18h30 – Gesto Falado: Performance de Dança, com GEDA Cia de Dança
 
Companhia de dança contemporânea fundada em 1980, por Maria Waleska Van Helden, que teve atuação marcada no interior do Rio Grande do Sul, na região da Fronteira Oeste, divulgando o gênero de dança contemporânea. Em 2002 este grupo dirigido por estabeleceu-se em Porto Alegre desenvolvendo um trabalho de dança contemporânea e dança teatro ou teatro coreográfico.
 

19h30 – Mesa:
Caminhos de Liberdade

Convidados: Taiane Santi (RS) e
Teresa Cárdenas (Cuba)
 
Taiane Santi Martins é uma escritora e pesquisadora que se dedica ao estudo das literaturas africanas desde 2010. Mikaia, seu primeiro romance, foi vencedor do Prêmio Sesc de Literatura de 2022. É Doutora em Escrita Criativa. Idealizadora e editora da Travessa em Três Tempos.
 
Teresa Cárdenas Angulo é uma escritora, roteirista, atriz, bailarina e ativista social cubana. Sua motivação para tornar-se escritora veio ainda na infância, quando começou a ler e ficou frustrada com a ausência de personagens negras nos livros infantis.
 
Mediação: Nanni Rios (RS)
 

Local: Auditório 3 da Faccat (Av. Oscár Martins Rangel, 4500 – Fogão)

18h – Lançamento do documentário “Bicentenário Alemão Voluntariado e Tradição: Aproximando continentes, valorizando histórias”
 
 
 
AÇÕES FORMATIVAS
 
Local: Hub Conexão XXI (R. Júlio de Castilhos, 2869 – Centro)
 
14h às 17h – Sussurros do Haicai:
Noções de Haicai
 

Convidado: Alice Ruiz (PR)

Local: Escritório 2CINCO9 (R. Bento Gonçalves, 2509 – Centro)
 
21h – Sarau de Boteco
 

Convidados: Sérgio Vaz (SP), Alice Ruiz (PR), Manoel Cavalcante (RN) e Teresa Cárdenas (Cuba)

Mediação: Ilana Lehn (RS)

 

09 de novembro

+
Ações Educativas
 
Local: Palco Flitaq (Largo da Praça Marechal Deodoro)
 
10h – Mesa
Literatura Acessível: Inclusão e Representatividade em Foco
 
Convidados: Carina Alves (RJ) e
Allan Rocha Damasceno (RJ)
 
Carina Alves é Doutora em educação, psicóloga, empreendedora social, escritora. É autora de livros infantis, idealizadora do Projeto Literatura Acessível e fundadora do Instituto Incluir. Coordenadora do Núcleo II do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI). Premiada pela Unesco e Finalista do prêmio Jabuti.
 
Allan Damasceno têm sua área de formação inicial em Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Pedagogo, Psicopedagogo Clínico e Institucional, Neuropsicopedagogo e Psicomotricista. Foi o fundador e Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI). Integrou o Observatório Estadual de Educação Especial do Rio de Janeiro (OEERJ), vinculado ao Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP).
 
Mediação: Vanessa Sanches (RS)
 
Vanessa Sanches é uma das fundadoras do Instituto Pró-Cidadania, é uma destacada produtora cultural, coordenadora geral da Organização da Sociedade Civil (OSC) e incansável ativista na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, das mulheres, das pessoas negras, das pessoas LGBTQIA+ e do setor cultural por mais de duas décadas. Sua atuação é notável, estendendo-se a várias frentes de apoio e transformação social.
 

11h – Lançamento do livro “Brinco de ser UMA”, de Carina Alves

14h – Mesa: “Palavras da Nossa Gente”

Convidados: Coletivo de Escritores e Artistas do Paranhana
 

15h – Mesa: “Ficção e Fantasia Histórica no Brasil”

Convidados: Eduardo Spohr (SP),
Maria Vitória Caselgrandi (RS) e
Laudelino de Oliveira Lima (DF)
 
Maria Vitória Caselgrandi nasceu no dia 11 de julho de 1999 em Uruguaiana, Rio Grande do Sul. “Beltas e Brovanos: Uma história de Aruan” é seu primeiro livro publicado. Formou-se em direito e dedica-se à escrita e à História, principalmente a Antiguidade, de onde tirou inspiração para seus personagens, sua dissertação “A Lei Bíblica Cristã e sua influência na origem dos Direitos Humanos”, e seu próximo romance de fantasia histórica envolvendo a Guerra de Troia.
 
Laudelino de Oliveira Lima é escritor, profissional de tecnologia, historiador. Nasceu no Rio de Janeiro, mas hoje mora em Brasília com sua família e uma pequena cachorrinha de nome Lua. Seu primeiro livro Submundo Hacker foi publicado pela Faro Editorial. O Livro da Sorte é sua primeira obra infantil.
 

Eduardo Spohr extravasa sua imaginação na escrita, produzindo contos, novelas e roteiros. Vencedor do II Concurso Literário do Fábrica de Livros do Senai-RJ, “A Batalha do Apocalipse” vendeu mais de 4 mil exemplares de forma independente (entre 2007 e 2009) e mais de 500 mil unidades após seu lançamento pelo selo Verus, da editora Record, a partir de 2010. Outros títulos se seguiram. Com livros publicados na Holanda, Alemanha, Portugal e Turquia, Spohr foi agraciado, em 2012, com o prêmio Fundação Luso-Brasileira na categoria revelação, criado para incentivar o trabalho de artistas de língua lusófona. 

16h30 – Rap e Pajada: Diálogo Poético: Performance Rapajador,

Convidado: Chiquinho Divilas (RS)
 

Chiquinho Divilas é rapper, educador, pesquisador e escritor. Doutor e Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Também é formado em Relações Públicas e Pós-graduado – MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Aborda a cultura hip hop, sua linguagem e seus elementos em escolas públicas, privadas, periferias, universidades, penitenciárias, empresas.

17h – Mesa:
“Terras distantes, vozes próximas – a literatura unindo do Norte ao Sul”

Convidados: Chiquinho Divillas (RS) e Manoel Cavalcante (RN)

18h – Apresentação Musical “Batuca na Bituca”

19h – Entre o Crime e a Poesia

Convidado: Raphael Montes (RJ)
 
Raphael Montes é um escritor e roteirista brasileiro de literatura policial. Estima-se que, até janeiro de 2024, todos os seus livros juntos tenham vendido cerca de 500 mil cópias no Brasil e que a sua obra já tenha sido traduzida para 25 idiomas.
 
Mediador: Rafael Tourinho (RS)
 
Rafael Tourinho Raymundo é jornalista, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Trabalhou com jornalismo corporativo e produção de conteúdo para mídias digitais, tendo colaborado com diversas organizações regionais e nacionais. Sua trajetória acadêmica contempla fenômenos relacionados a tecnocultura, redes sociais, jornalismo digital e metodologias de pesquisa. Também atuou como colunista no site da Rádio Taquara. Atualmente, exerce o cargo de Diretor de Cultura no município de Taquara/RS e é presidente do Conselho Municipal de Política Cultural.
 
AÇÕES FORMATIVAS
 
Local: Hub Conexão XXI (R. Júlio de Castilhos, 2869 – Centro)
 
14h às 16h – Oficina: Literatura Acessível: Protagonismo e Inclusão na Escrita
 

Convidados: Carina Alves (RJ), Allan Rocha Damasceno (RJ) e Vanessa Sanches (RS)

Local: Centro de Eventos Faccat (Av. Oscár Martins Rangel, 4500)

20h30 – Show de Encerramento: Silvero Pereira canta Belchior
 
O projeto promove o encontro de Silvero com a obra de Belchior, dois artistas cearenses, e estimula a aproximação com a cultura nordestina, sua riqueza sonora, poética e seus costumes. O roteiro do show reúne aproximadamente 18 canções conhecidas do grande público, hits que promovem momentos divertidos, emocionantes e introspectivos, como “Sujeito de Sorte”, “Como Nossos Pais”, “Medo de Avião,” “A Palo Seco,” “Paralelas,” entre outros clássicos que ganharam interpretações únicas com a performatividade de Silvero Pereira.