. .

Espetáculo de Jaísa Caldas marca aula inaugural do EAD EJA do Sesc Canoas

Parte do projeto Arte da Palavra, apresentação aconteceu na Unidade no último dia 21/08

O Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) realizou, no dia 21 de agosto, a aula inaugural do projeto de Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA). A atividade especial contou com a presença da artista e cientista social Jaísa Caldas, que apresentou o espetáculo “Madame do Réu, uma mulher nordestina de cor”.

Proporcionando um momento de integração e experiência cultural imersiva entre os alunos, a performance – promovida pelo projeto Arte da Palavra do Sesc – apresentou uma persona artística que trouxe à vida a rica tapeçaria das histórias ancestrais, das lutas e das vitórias de uma jovem negra nordestina. Os alunos tiveram a oportunidade de explorar, por meio da arte, temas fundamentais da identidade, da resistência e da cultura, contribuindo para um ambiente de aprendizado mais rico e significativo.

“Esse evento não só marcou o início do ano letivo no EJA em Canoas, mas também reafirmou o compromisso com a valorização da cultura e da educação como ferramentas transformadoras. A atividade trouxe uma contribuição inestimável ao oferecer aos alunos uma perspectiva única e inspiradora”, contou o supervisor Laionel Mattos.

EAD EJA – A Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) é oferecida pelo Sesc, em parceria com o Senac, responsável pela plataforma, para proporcionar a jovens e adultos a oportunidade de concluírem o Ensino Médio gratuitamente, com um qualificação profissional complementar em Produção Cultural. O curso, com duração de 1 ano e meio, é oferecido em 13 estados, nas regiões Norte, Nordeste e Sul. A construção dos conteúdos é baseada em experimentações, simulação de práticas, mecanismos de jogos, dramatizações e outras estratégias que possibilitam maior interação com os participantes. 20% da carga horária é online e 80% é presencial. No RS, são 35 polos ao todo. Novas vagas abrem semestralmente e são destinadas para pessoas com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos, com prioridade às que sejam trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo ou dependentes, ou que sejam egressas da rede pública de ensino.