. .

Gravataí viveu semana de celebração às artes cênicas

Festival de Teatro de Gravataí foi realizado pelo Sesc Gravataí, em parceria com a Prefeitura

 

Encerrou neste sábado, dia 26 de novembro, a 6ª edição do Festival de Teatro de Gravataí. Uma semana inteira voltada a celebrar as artes cênicas, o evento foi uma realização do Sesc Gravataí, em parceria a Prefeitura Municipal de Gravataí, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. O evento teve início no dia 20 de novembro, em formato híbrido, com espetáculos e atividades presenciais e online, perpassando os movimentos e memórias dos últimos anos e vivências das artes da cena. Só dentre o público infantil, mais de 1.700 crianças participaram das atividades propostas.

“O Festival de Teatro de Gravataí retoma a efervescência cultural da cidade, reunindo artistas e a comunidade em geral, pluralizando espaços e oportunizando o intercâmbio de conhecimentos.”, ressalta a agente de cultura e lazer do Sesc Gravataí, Izadora Fontoura. “Um dos destaques dessa edição foi o uso de tecnologias e de inovação na modernização do festival, que nos ajudaram a oportunizar um espaço plural, híbrido, diverso, inclusivo e multicultural para as artes cênicas em Gravataí”, completa.

O Festival de Teatro de Gravataí contou com uma série de apresentações teatrais do Rio Grande do Sul e também do Paraná e de Santa Catarina. Foram apresentados “Dois Lunáticos” da Cia ReTriCirco, de Capão da Canoa/RS, “Circo Zika” da Circo Rodado, de Curitiba/PR, “As Aventuras de João, a Princesa e o Tapete Voador” da Rococó Produções Artísticas e Culturais de Gravataí/Porto Alegre/RS, “El Juego de Antonia” com Luciana Paz e Sergio Lulkin de Porto Alegre/RS, “Histórias negras para crianças de todas as cores” (co-produção Usina do Trabalho do Ator) de Porto Alegre/RS, “Passageiros da Alegria – Palhaçaria” da Cia. Retalhos de Teatro – Santa Maria/RS, “CaÊ – Karma” do Coletivo de Artes Cênicas Itajaí/SC e “O Arquipélago da Súbita” Companhia de Teatro de Curitiba/PR.

Outro eixo do evento foram as conexões formativas, com uma série de oficinas tais como “Criações Sonoras nas Artes da Cena”, com Lucas Nunes; “Elaboração e Formatação de Projetos Culturais”, com Marlise Machado; e “Jogos e Brincadeiras – A Linguagem Teatral na Escola”, com Reginaldo Santos. Também foi destaque o eixo de conexões reflexivas, que propôs produções críticas sobre os espetáculos da mostra para veiculação eletrônica através de parceria com o site Agora Crítica Teatral.

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.