. .

Workshop “Vivências Afro-futuristas” está com inscrições abertas no projeto Sesc Identidades Brasilis 2022

Coletivo Poetas Vivos trabalhará manifestações artísticas, como poesia e desenho, com os participantes
Foto: Urich

Com objetivo de resgatar a história e, a partir dela, defender os direitos dos povos originários, o Coletivo Poetas Vivos ministrará o Workshop “Vivências Afro-futuristas” entre os dias 25 a 27 de agosto, no projeto Sesc Identidades Brasilis, em Canoas. A atividade terá dois momentos com uma etapa de construção, nos dias 25 e 26, e de mostra de processos, no dia 27, durante o Sarau “50 anos da Consciência Negra – as narrativas que queremos para o Brasil”.

Para participar, é preciso se inscrever pelo site https://bit.ly/3vTPv70, pois as vagas são limitadas. O workshop propõe uma imersão no universo da transculturalidade afro-futurista e os processos de criação artístico-cultural dos corpos políticos, especialmente negros e indígenas. “Serão dois momentos: um de proposta de construção de uma manifestação artística – desenho, poesia, crônica – com a temática ‘Nós somos do tamanho dos nossos sonhos’, e outro em que serão convidados a escrever uma carta para o seu ‘eu’ do passado e do futuro”, explica a produtora e artista do Coletivo Poetas Vivos, Mariana Marmontel. 

Sob a temática “Futurismo Afro-Indígena: (re) existências culturais no Sul do Brasil”, a programação regional do Projeto Sesc Identidades Brasilis de 2022 está sendo desenvolvida pela Unidade de Canoas. Além do Workshop e do Sarau, também acontecerá o diálogo “Vivências queer afro-indígenas no RS”, no dia 26, às 19h30, em formato on-line pelo YouTube do Sesc/RS (www.youtube.com/sescrs), aberto para todos os públicos.

“Vivemos em um País que tenta apagar as pessoas pretas e indígenas, povos originários responsáveis pelo desenvolvimento e carga histórica da sociedade brasileira. Sofremos o peso do racismo e do machismo estrutural. Entender como isso acontece é fundamental para que possamos desenvolver ferramentas que garantam nossa existência, com direito à plena cidadania. Eventos como o Identidades Brasilis nos proporcionam falar sobre a importância de sermos protagonistas de nossas próprias narrativas”, ressalta Mariana. 

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas com o Sesc Canoas pelo telefone (51) 3456-2013 ou pelo WhatsApp (51) 99198-7062. Confira abaixo a programação completa.

Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.

Último dia de atividades do Identidades Brasilis 2022 – Sesc Canoas

Data: 28/08/2022

Local:

25 a 27/08 (quinta a sábado)

Atividade: Workshop “Vivências afro-futuristas”

Horários: 9h às 12h e 13h às 16h (25 e 26/08) e 19h30 (27/08)

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Classificação: 12 anos

Palestrantes: Mariana Marmontel e Felipe Deds

Inscrições: Gratuitas, com vagas limitadas, pelo link: https://bit.ly/3vTPv70

Sinopse: Imersão no universo da transculturalidade afro-futurista e os processos de criação artístico-cultural dos corpos políticos, especialmente negros e indígenas. 

 

26/08 (sexta-feira)

Atividade: Diálogo “Vivências queer afro-indígenas no RS”

Horário: 19h30

Local: On-line, via YouTube do Sesc/RS (www.youtube.com/sescrs

Classificação: Livre

Palestrantes: Kanauã Nharu e Gautier Lee

Mediador: Oderiê

Sinopse: Partindo do conceito de (re) existências culturais, o encontro entre três artistas de diferentes linguagens artísticas abordará como as questões de identidade estão em diálogo com as suas produções e com os contextos sociopolíticos aos quais estão inseridos.   

 

27/08 (sábado)

Atividade: Sarau “50 anos do Consciência Negra – as narrativas que queremos para o Brasil”

Horário: 19h30

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Classificação: Livre

Palestrantes: Lilian Rocha, Preta Mina, Rafa Rafuagi e Ronald Augusto

Ingresso: Gratuitos, entregues 1h antes do evento, na bilheteria do Teatro

Sinopse: Apresentações artísticas em celebração aos 50 anos de criação do Grupo Palmares e memórias da iniciativa do dia da Consciência Negra, celebrada em 20 de novembro, como um marco pela morte de Zumbi dos Palmares.