Exposição Invasão Colonial, do artista gaúcho Xadalu Tupã Jekupé, fica em Montenegro até 28 de setembro
Mostra que aborda as consequências do choque entre as culturas indígena e ocidental está em exposição no Museu de Arte de MontenegroAté 28 de setembro, o Museu de Arte de Montenegro, localizado na Estação da Cultura (Rua Osvaldo Aranha, 2215) recebe uma mostra que tem como objetivo provocar reflexão sobre os tensionamentos sociais da cultura indígena com a cultura ocidental. Criada pelo artista gaúcho Xadalu Tupã Jekupé, a exposição Invasão Colonial mostra as consequências e os problemas deste choque de comportamentos e ideias. A visitação pode ser feita gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. O agendamento para grupos e escolas, com mediação, deve ser feito pelo e-mail smec.dipahc@montenegro.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3632-1907. A realização é do Sesc Montenegro, com apoio da Prefeitura e do Museu de Arte de Montenegro.
Com oito obras, a mostra busca dar visibilidade principalmente ao modo de vida em que os povos indígenas se encontram hoje: empurrados para as periferias e com dificuldades para preservar sua própria cultura e costumes. As criações do artista, que usa elementos da serigrafia, pintura, fotografia e objetos para abordar em forma de arte urbana as relações da cultura indígena nas cidades, são resultado de suas vivências nas aldeias e das conversas com sábios em volta da fogueira. Reconhecido nacional e internacionalmente, o trabalho de Xadalu tornou-se um dos recursos mais potentes das artes visuais contra o apagamento da cultura indígena no Rio Grande do Sul. Até o final do ano, o trabalho passará por mais três cidades gaúchas (veja o cronograma abaixo).
As exibições gratuitas dos filmes “A quem pertence a cidade” e “Transbordar-se”, realizadas em 09 de setembro, na Estação da Cultura, abriram a programação da exposição no município. Realizado pela Prefeitura, pelo Sesc Montenegro, pelo Coletivo Órbita e pela Cusco Filmes, com apoio do Museu de Arte de Montenegro, o evento do projeto Cinema de Rua também promoveu um bate-papo com as equipes que produziram os curtas. Enquanto a obra “A quem pertence a cidade” fala sobre a temática dos indígenas em Montenegro, o curta “Transbordar-se” trata de uma intervenção artística através da dança com bambolês em espaços públicos.
Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.
Exposição Invasão Colonial
Montenegro
Data: de 06 a 28 de setembro
Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30
Local: Museu de Arte de Montenegro, localizado na Estação da Cultura (Rua Osvaldo Aranha, 2215)
Agendamento para grupos e escolas, com mediação: pelo e-mail smec.dipahc@montenegro.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3632-1907
Atividade gratuita
Agenda:
05 a 25/10 – Passo Fundo
10 a 25/11 – Caxias do Sul
06 a 30/12 – Lajeado