. .

Sesc Santa Maria oferece fórum para discutir culturas indígenas e afro-brasileiras na escola

Atividade em parceria com prefeituras é voltada para professores da rede pública, tanto municipal quanto estadual.
Foto: iStock As inscrições seguem abertas até o dia 13 de julho de 2021.

Para aperfeiçoar a qualificação de professores e aprofundar as discussões em sala de aula sobre as diferentes culturas que fazem parte da história do Brasil, o Sesc Santa Maria está oferecendo aos municípios da sua região de abrangência o Fórum Sesc de Educação com o tema História e Cultura Indígenas e Afro-brasileiras na Escola: Percursos e Desafios. Já confirmaram participação os professores da rede municipal de ensino de Quevedos, Júlio de Castilhos, Toropi, Dilermando de Aguiar, Formigueiro, Pinhal Grande, Santiago, Itaara e Jari.

O fórum será realizado por meio virtual de 3 a 5 de agosto, das 19h às 21h, com a participação dos professores doutores Bruno Ferreira e Maria Rita Py Dutra, além do escritor e palestrante, psicólogo clínico, Rossandro Klinjey. Prefeituras interessadas em proporcionar essa atividade para a sua rede escolar devem entrar em contato com o Sesc Santa Maria: por meio da agente de Cultura e Lazer Fabrícia Perini pelo (55) 99919-1383; ou do gerente da Unidade, Flávio Dias, pelo (55) 98428-4480. As inscrições seguem abertas até o dia 13 de julho de 2021.

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

 

FÓRUM SESC DE EDUCAÇÃO 2021 :: REGIÃO DE SANTA MARIA

 

PROGRAMAÇÃO:

Bruno Ferreira Kaigang

Data: 03/08 – 19h 

Duração: 2h

Tema: Cultura Indígenas

Especialista em Educação, Diversidade e Cultura Indígena pela Escola Superior de Teologia-EST e pesquisador em políticas públicas para a educação escolar indígena e em processos próprios de aprendizagem das crianças indígenas.  Bruno Ferreira Kaingang é o primeiro indígena com título de doutor pela UFRGS. Com indicação de tese destaque para concorrer ao Prêmio Capes e recomendação para publicação de seu trabalho, Bruno Ferreira Kaingang recebeu conceito A, quando defendeu sua tese de doutorado no PPG em Educação da UFRGS, tornando-se o primeiro indígena a receber título de doutor pela Universidade. 

 

Maria Rita Py Dutra 

Data: 04/08 – 19h 

Duração: 2h

Tema: Cultura Afro-brasileira

Doutora em Educação (PPGE/ UFSM), Área de Concentração: Políticas Públicas realizou a pesquisa Cotistas Negros da UFSM e o Mundo do Trabalho. Mestra em Ciências Sociais, Área de Concentração: Instituições, Cultura e Globalização (UFSM). Especialização em Supervisão Escolar (FAPAS); Licenciada em Pedagogia. Habilitação: Magistério e Supervisão Escolar (UFRGS).

 

Rossandro Klinjey

Data: 05/08 – 19h

Duração: 50min

Tema: Diversidade no Cotidiano Escolar

Palestrante, escritor e Psicólogo Clínico. Fenômeno nas redes sociais, seus vídeos já alcançaram a marca de mais de cem milhões de visualizações. Autor de vários de livros, é consultor da Rede Globo em temas relacionado à comportamento, educação e família, no programa Fátima Bernardes, além de colunista da Rádios CBN. Foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante, no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.