. .

Em live no Facebook do Sesc Montenegro, fotógrafa Bruna Engel lança o catálogo on-line Pequena Alemanha

Publicação retrata como as colônias alemãs no Rio Grande do Sul preservam a cultura de seus antepassados e as inserem no cotidiano
Foto: Bruna Engel / Exposição Pequena Alemanha O catálogo on-line Pequena Alemanha, da fotógrafa montenegrina Bruna Engel, foi lançado em uma live no Facebook do Sesc Montenegro na última quarta-feira (13/01)

Publicação retrata como as colônias alemãs no Rio Grande do Sul preservam a cultura de seus antepassados e as inserem no cotidiano (Foto: Bruna Engel / Exposição Pequena Alemanha)

 

Com imagens que mostram como a cultura germânica é apreciada e preservada na região do Rio Grande do Sul que foi colonizada por alemães, o catálogo on-line Pequena Alemanha, da fotógrafa montenegrina Bruna Engel, foi lançado em uma live no Facebook do Sesc Montenegro na última quarta-feira (13/01). O bate-papo, que teve a participação da jornalista e pesquisadora Luísa Kiefer, que assina o texto curatorial, e do fotógrafo Thiago Coelho, um dos editores do material, iniciou com a explicação da ideia por trás do trabalho: “Queremos mostrar a construção dessa ‘Pequena Alemanha’, que há ainda uma tentativa de preservar essa cultura, de criar esses microcosmos. E também como essas culturas interagem hoje, essa brasilidade e a “alemanidade”, explica a autora do trabalho. A publicação está disponível para download no site www.brunaengel.com.br/pequena-alemanha-1, e a conversa segue disponível para visualização no link www.facebook.com/sescmontenegro.

Contemplado no edital Descentrarte de 2019, da Fundação Nacional das Artes (Funarte), o catálogo traz um ensaio fotográfico desenvolvido na região das colônias de descendentes de imigrantes alemães, onde a fotógrafa nasceu e morou durante a adolescência. A série propõe um olhar crítico para essas comunidades, que são retratadas de forma idealizada, supervalorizando sua descendência europeia. “É muito importante mostrar a partir de quais ideias se construíram essas sociedades e como é possível ver o resultado disso na rua, nas urnas, nas práticas, no comércio, e também ‘desromantizar’ um pouco essa história. É uma tentativa de botar o assunto na roda. Espero que a gente encontre mais pessoas querendo fazer arte e história, iluminar esse debate sobre a história do Brasil e de como chegamos até aqui”, explicou Bruna.

A fotógrafa contou que a ideia inicial era lançar o catálogo impresso, mas com a pandemia os planos tiveram que ser mudados. Apesar disso, ela afirmou estar feliz com a publicação digital e afirma que a ideia de publicar o material de forma impressa ainda existe: “Nós adaptamos o trabalho e no fim eu fiquei bem feliz, pois a distribuição é imediata. Não deu certo agora o trabalho impresso, mas isso está no radar”. Como o catálogo é bilíngue, com textos em português e alemão, traduzidos por Marco W. Zabel, os planos também incluem a divulgação da publicação no Exterior. “Tenho muita curiosidade de saber o que os alemães pensam sobre isso que se passa aqui”, conta.

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.