. .

Segue até este domingo (1º/09) em Canoas o 9º Festival Internacional de Teatro

Espetáculo Cabaré das Privadas será apresentado no dia 31 de agosto, no Teatro do Sesc
Foto: Ana Fuchs/Divulgação

O 9º Festival Internacional de Teatro (Festia) está movimentando a cidade de Canoas e segue com atividades e artistas de todo o Brasil e até de outros países até este domingo, 1º de setembro. Realizado pelo Grupo TIA, o evento tem neste ano o tema “Persistência e Pé na Tábua” e conta com 30 atividades gratuitas que estão ocorrendo em diferentes pontos da cidade, como no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340), onde acontece, no dia 31 de agosto às 20h, a apresentação do espetáculo Cabaré das Privadas, do grupo As Theodoras – Coletivo de Palhaças, de Porto Alegre. Toda a programação tem entrada franca.

O Festia é o único festival de teatro realizado na cidade de Canoas e tem como objetivo fomentar a cultura, contribuir para o fortalecimento de grupos e coletivos culturais, bem como para a formação de plateia, com inclusão e acessibilidade. Edições passadas do festival já reuniram mais de 80 grupos, 100 espetáculos e 50 atividades formativas envolvendo 12 estados e sete países, para um público superior a 100 mil pessoas. O evento tem o apoio do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo de Canoas, FM Cultura, TVE, RBS TV, Rede Brasileira de Teatro de Rua, Data Photo, Trattoria do Sabor, Break Brownie, Qoppa Restaurante, Panevino Grill, D’Roma 197 e Trailer Uga Buga.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

 

9º Festival Internacional de Teatro em Canoas

Até 1º de setembro

 

Programação:

 

27/08 – Terça-feira

15h – Espetáculo A Magia das Bolhas

Local: Associação Getúlio Vargas (Rua Erechim, 565 – Mathias Velho)

Grupo: JOB Soluções Culturais/Canoas

Sinopse: É um espetáculo criado para trabalhar de forma lúdica e sensível as possibilidades de transformação, de tudo que nos cerca, pelo olhar e fazer poético. Também aborda questões referentes à mediação de leitura através da utilização de truques de mágica, do livro como objeto cênico, brincadeiras imaginativas, bolhas de sabão gigantes. O personagem “Poéto-contador e encantador de histórias” chega ao local cheio de estórias e magia, logo convida o público para as possibilidades da poesia que nos cerca. Ao longo do espetáculo vai transformando todos os elementos que carrega consigo em magia, poesia e ludicidade. No final a maior de toas as magias é revelada: “Acreditar e fazer acreditar é a maior magia de todas”. Eu acredito nas bolhas!

Classificação indicativa: Livre

Duração: 50 minutos

 

 

19h – Espetáculo Ìpàdé – o encontro

Local: Casa de Artes Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6270 – Centro)

Artista: Ìdòwú Akínrúlí/Nigéria

Sinopse: Apresentação musical com contação de história musicada, possibilitando uma conexão com nossos ancestrais. Ìdòwú Akínrúlí é percussionista e dançarino nigeriano com bagagem artística respeitada em seu país de origem num somatório de atuações enquanto percussionista, baterista, dançarino e professor dessas áreas e com um currículo que soma trabalhos junto a inúmeros artistas africanos importantes. Desde sua chegada no Brasil, em Belo Horizonte e agora em Porto Alegre, se dedica na realização de ações culturais com o promover iniciativas que fomentam as artes e cultura de matriz Yorùbá, sua matriz étnica. Inclui trabalhos com artistas da Nigéria e África em geral, com foco na tradição nem como em expressões contemporâneas da música e dança, a exemplo dos trabalhos realizados junto ao grupo tradicional LÉBE e com o músico Femi Kuti. Como promotor de intercâmbio cultural entre Nigéria e Brasil, em 2018 ele foi parte da comissão organizadora da vindo do rei Ọọni Ọba Adéyẹyẹ̀ Ẹnitàn Ogúnwusì, a maior autoridade do povo Yorùbá para Salvador, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Atualmente, coordenador da empresa ÌLÚ AKIN e dirige o Grupo ÌBEJÌ e Ò̩s̩é̩è̩túrá Africa’njazz, fundado com o propósito de promover e difundir a cultura e artes de matriz Yorùbá, e coordena o evento FELA DAY POA e ÀKÓKÒ ÀWÒ DÚDÚ – Tempo da Pele Negra, este ano em sua quinta edição.

Classificação indicativa: Livre

Duração: 30 minutos

 

 

28/08 – Quarta-feira

15h – Espetáculo Licença P’reu Passar

Local: Praça Teotônio Vilela (Rua Edgar Fritz Müler s/nº – Rio Branco)

Grupo: Companhia Circo e Teatro Éramos Três/PR

Sinopse: Um convite para parar, apreciar e rir. “Licença P’reu Passar”, da Companhia Circo e Teatro Éramos Três está em cartaz desde 2011 e é o espetáculo solo do palhaço Tico Bonito. O palhaço conta que fazer arte na rua é lidar com o inesperado. Segundo Tico, as pessoas identificam-se com aquele palhaço, só, no meio de uma praça, fazendo graça, tentando melhorar o dia de quem passa. O espetáculo envolve brincadeiras, corda bamba, números de mágica e até um “arriscado número de adestramento”, conta ele. Mas não é feito apenas para rir. “Através da palhaçaria, há uma preocupação com o despertar do senso crítico de quem faz e de quem assiste. O riso é muito poderoso”, avalia Tico.

Classificação indicativa: Livre

Duração: 80 minutos

 

 

19h – Workshop de Palhaçaria

Local: Casa de Artes Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6270 – Centro)

Grupo: Circo e Teatro Éramos Três/PR

Sinopse: Oficina ministrada pelo ator e palhaço Tico Bonito, que visa a busca de atores e não atores por alta performance em suas profissões e atividades. Por meio de técnicas de palhaçaria e do clown, a oficina fornece aos participantes o contato com sua auto-imagem e suas características mais profundas, visando a busca da autoafirmação, autoaceitação, autoconfiança e vivência do olhar afirmativo sobre si.

Carga Horária: 3h

Capacidade: 20 pessoas

Público: para atores e não-atores, que buscam alta performance em suas profissões e/ou atividades.

Ministrado por: Palhaço Tico Bonito

 

 

29/08 – Quinta-feira

15h – Arte em Graffiti

Local: Praça da Juventude Nelson Mandela (Rua Maria Faustino Correa, 651 MQ6 – Guajuviras)

Grupo: Família Artesanal/Canoas

Sinopse: A Família Artesanal, através de seu trabalho de graffiti busca estabelecer um diálogo com a cidade propondo, por meio de seus desenhos, a provocação para que as pessoas reflitam sobre sua condição social, política. Além dessa provocação, a Família Artesanal realiza em espaços formais e não formais oficinas de graffiti, com vistas a construir o conhecimento técnico e empírico do fazer graffiti. Já passaram pela FASE, Escolas, ONGs e associações comunitárias apresentando um trabalho que mescla arte e militância dando voz aos excluídos, marginalizados e oprimidos sociais.

 

 

15h – Vini Vini Circo Show

Local: Praça da Juventude Nelson Mandela (Rua Maria Faustino Correa, 651 MQ6 – Guajuviras)

Sinopse: O Vini Vini Circo Show é um espetáculo de circo voltado à toda família. Envolve alto nível técnico, coordenação motora e jogos participativos muito divertidos. O artista se destaca em técnicas de dissociação, como andar no monociclo com um só pé e simultaneamente realiza truques de equilíbrio e malabarismo. Durante todo o espetáculo existe interação com o público de forma criativa e natural, garantindo a satisfação de todos.

Classificação indicativa: Livre

Duração: 40 minutos

 

 

19h – Bate-papo – Periferia em Movimento

Local: Casa de Artes Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6270 – Centro)

O bate papo se propõem discutir juntamente com lideranças e agitadores comunitários, questões pertinentes à arte e ao fomento a periferia com o intuito de proporcionar um acesso mais democrático , colaborando no desenvolvimento de uma sociedade mais desenvolvida e plural.

A atividade será realizada com:

Rogério Santos – CUFA /Montenegro

José Falero – Autor do livro “Vila Sapo”/POA

Dj Abu – Movimento Hip Hop/Canoas

Família Artesanal – Grafitti/Canoas

Israel Baiano – Líder Comunitário Lot. Prata/Canoas

Mediação: Karen Gonçalves

 

 

30/08 – Sexta-feira

15h – Espetáculo O Sumiço do Boi Pintadinho

Local: Associação Vila João de Barro (Rua Tóquio, 181 – Niterói)

Grupo: Mamulengo Rasga Estrada/SP

Sinopse: Coroné João Redondo vai viajar, e deixa Simão na incumbência de cuidar de seu boi preferido, o Pintadinho. Mas eis que o boi some! Simão e outros personagens clássicos do mamulengo viverão uma história cheia de confusões em torno do sumiço do boi Pintadinho. A história é narrada por meio de uma linguagem popular de maneira leve e solta através de trocadilhos e algumas pitadas de críticas sociais. O Coroné, a cobra, e até o Cão dos Infernos marcam presença nessa brincadeira em que Simão fará de tudo para recuperar o boi sumido. O público participa dessa história cheia de surpresas hilárias ajudando Simão a se safar da imensa confusão na qual se meteu.

Classificação indicativa: Livre

Duração: 50 min

 

 

19h – Workshop de Circo

Local: Casa de Artes Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6270 – Centro)

Grupo: Rosa dos Ventos/SP

Sinopse: Esta oficina é fruto do nosso trabalho e de reflexões sobre experiências com a linguagem circense vivenciadas como estudantes e professores nos últimos 20 anos de atividades do grupo.

As aulas serão ministradas por três professores, integrantes do Rosa dos Ventos. Serão trabalhadas com os alunos as técnicas de: Malabarismo; Acrobacia de solo; Perna de pau e Monociclo.

Carga Horária: 3h

Capacidade: 25 pessoas

Público: Geral

Ministrado por: Tiago Munhoz, Fernando Àvila e Luiz Valente

 

 

31/08 – Sábado

16h – Espetáculo Fuzurufafa Bafafazuru

Local: Loteamento Prata (Rua A e B – Lot Prata – Fátima)

Grupo: Rosa dos Ventos/SP

Sinopse: Uma trupe de palhaços resolve trazer para o picadeiro a mais alta

tecnologia e levar para dentro do espetáculo hologramas de artistas famosos

evocados pelo público. Nada pode dar errado, ou pode? Fuzurufafa Bafafazuru é uma trama cheia de surpresas, músicas e presepadas que são a marca do Rosa dos Ventos. Uma espécie de “futuro do circo”, que mistura drone monocóptero caseiro com projetor 3 D a mais grande excentricidade musical e coisas do sítio. A trama é uma brincadeira cheia de presepadas de palhaço e que resgata as matrizes da linguagem cômica e cênica do Grupo. Apresentado no mais alto astral e estilo rueiro, com músicas, sonoplastias e muito improviso, FuzuruFafá BafafáZuru exibe a identidade cômica dos palhaços do Rosa dos Ventos em cenas e números do circo popular brasileiro.

Classificação indicativa: Livre

Duração: 50 minutos

 

 

20h – Espetáculo Cabaré das Privadas

Local: Teatro do Sesc (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro)

Grupo: As Theodoras – Coletivo de Palhaças/POA

Sinopse: O espetáculo Cabaré das Privadas trata das descobertas, tristezas e alegrias de um grupo de palhaças que se encontra e divide pequenos momentos de vida num espaço um tanto peculiar. Nesse universo, as palhaças convidam o público a encontrarem seus mundos de poesia e riso.

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 50 minutos

 

 

1º/09 – Domingo

15h – Espetáculo A Mulher do Atirador de Facas

Local: Parque Getúlio Vargas (Rua Dona Rafaela, 700 – Mal Rondon)

Grupo: Cia Família&Arte/POA

Sinopse: Conta a saga dessa Mulher que anuncia um show de facas para ser transmitido ao mundo inteiro através das câmeras de TV e das redes sociais. Ela prepara o show, mas o desaparecimento do atirador de facas muda o roteiro e para resolver esse desafio, ela vai contar com a ajuda da plateia para manter o programa no recorde de audiência. Sem correr riscos e provocando muitas gargalhadas, ela vai surpreender a todos, revelando diante das câmeras os segredos da arte de acertar o alvo.

Classificação indicativa: Livre

Duração: 50 minutos

 

 

16h – Espetáculo A Farsa do Advogado Pathelin

Local: Parque Getúlio Vargas (Rua Dona Rafaela, 700 – Mal Rondon)

Grupo: Rosa dos Ventos/SP

Sinopse: Um espetáculo de rua que propõe uma saborosa fusão entre circo e teatro. Um trabalho instigante, atual e curioso que utiliza o jogo do palhaço, acrobacia, malabarismo, pernas de pau e música ao vivo para contar a história do Advogado Pathelin, um grande trapaceiro que diante de sua ruína financeira aplica um golpe em Guilherme Côvado, renomado comerciante de tecidos. A surpresa desta montagem fica a cargo da inserção de conflitos paralelos vividos entre os palhaços durante a encenação. O grupo que chega à rua tem suas divergências internas e, com muito humor, elas se revelam colocando uma história dentro da outra.

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 65 minutos