Neste ano, os espetáculos ganharam uma convidada especial. A Palhaça Maçaroca será a nossa mestre de cerimônias. Trabalhando com palhacaria desde 2015, é produtora e idealizadora do espetáculo Cabarezin, vencedor de 3 Prêmios Açorianos em 2022. Produtora do Festival Palhaças do Sul. Também é atriz, iluminadora e sonoplasta. As atividades acontecem na lona, no Complexo Poliesportivo Ruy de Castro Netto – Prainha, na Esquina Democrática e também no Sesc Camaquã.

*As escolas interessadas em participar dos espetáculos realizados na lona devem realizar o agenda34mento prévio pelo e-mail crondon@sesc-rs.com.br

.

+

21/11

.

10h e 15h - Circolando Por Aí

+

Cia Espicula/RS 

Um espetáculo inspirado nas diversas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas. O público poderá conferir uma peça de estética híbrida e lúdica que traz beleza e leveza traduzidas em acrobacias em duo, música, palhaçadas, malabarismos e gag’s clássicas da palhaçaria. Por meio da chegada de Pulguita e Timbico no local, a confusão está armada. Um espetáculo que resgata a tradição do universo circense, unida às técnicas contemporâneas de circo. 

Duração: 60 min 

Local: EMEF. Ana Tomázia Ribeiro 

Atuação: Mikael de Almeida Marques, Micheli de Oliveira dos Santos

 

 

12h - A Banda do Jerônimo: Uma Inusitada Banda de Um Homem Só

+

Circo Caramba/SP

Um homem-banda já é algo bastante excêntrico! Agora, imagine quando um palhaço se mete a querer tocar vários instrumentos ao mesmo tempo! E se esse palhaço for o Jerônimo, a loucura é ainda maior, já que ele vai utilizar instrumentos nada convencionais, como violão com corpo de bacia, gaita de pente, balde de lixo, forma de pizza, buzinas, tampas de panela, campainhas e muito mais. Tudo isso, somado a muita interação com o público, só pode resultar em pura diversão. 

Duração: 40 min

Local: Esquina Democrática

Jerônimo: Violão, voz, pente, balde de lixo, tampas de panela, campainha, buzina 

19h - Cortejo com Cosmobloco

+

Cosmobloco/RS

Com uma estética futurista e espacial, o grupo apresenta uma dramaturgia que sugere a visita de seres intergaláticos à terra, o encontro com o diferente, a possibilidade de brincar, dialogar, dançar com o desconhecido, na tentativa de abduzir o espectador a uma viagem cósmica dentro dessa grande brincadeira cênico-musical. Inspirado no movimento de fanfarras e brassband, sopristas e percussionistas se unem a atores, bailarinos e artistas-circenses para executar um espetáculo de rua que integra música instrumental e performance de diversas linguagens. Em meio ao repertório, que transita entre releituras de bandas contemporâneas, como a alemã Meute, até peças de música clássica, como Quebra-Nozes, de Tchaikovsky, elementos como perna-de-pau, malabares, bambolê e pirofagia são utilizados pelos performers, que brincam com os músicos e transformam o espaço cênico em lugar de encontro e fantasia.  

Duração: 60 min

Local: Largo da Lona (Prainha)

Direção Cênica: Louise Pierosan

Assistente de Direção Cênica: Eriam Schoenardie

Direção Musical: Martin Weiler

Produção: Bruna Anele

Performers: Ana Juk, Andressa Brzezinski, Deliane Souza, Eriam Schoenardie, Luan Hoffmann, Luciano Fernandes, Paulo Henrique Dutra

Musicistas: Ana Letícia Meira Schweig, Eduardo Morlin, Fernanda Verdi, Gabriel Luzzi, Gustavo Caspani Dubois, Isabela Santos, JP Siliprandi, Jonas Santos, Julia Assis Brasil, Lívia Tabert, Martin Weiler, Mônica Lopes, Pedro Souza, Suelen Muraro

20h – Se Der Corda

+

Circo no Ato/RJ

Haroldo, Gigante, Mutuca e borrachinha são quatro amigos inseparáveis que um dia encontram um livro mágico. Através das páginas desse livro fantástico a linguagem circense dá asas à imaginação e transporta os personagens para um universo onde os sonhos se tornam realidade, meninas tem superpoderes, tigrinhos ganham vida e tudo vira jogo e diversão. 

Duração: 60 min 

Local: Lona 

Direção: Natássia Vello

Elenco: Camila Krishna, Carol Costa, Mário Martins e Rafael Garrido

Direção de Arte: Laís Antunes

Direção Musical e Trilha Sonora Original: Arturo Cussen

Produção: Circo no Ato e Osmose Produções

 

22/11

.

10h - Se Der Corda

+

Circo no Ato/RJ

Haroldo, Gigante, Mutuca e borrachinha são quatro amigos inseparáveis que um dia encontram um livro mágico. Através das páginas desse livro fantástico a linguagem circense dá asas à imaginação e transporta os personagens para um universo onde os sonhos se tornam realidade, meninas tem superpoderes, tigrinhos ganham vida e tudo vira jogo e diversão. 

Duração: 60 min 

Local: Lona 

Direção: Natássia Vello

Elenco: Camila Krishna, Carol Costa, Mário Martins e Rafael Garrido

Direção de Arte: Laís Antunes

Direção Musical e Trilha Sonora Original: Arturo Cussen

Produção: Circo no Ato e Osmose Produções

 

10h e 19h - Circolando Por Aí

+

Cia Espicula/RS 

Um espetáculo inspirado nas diversas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas.

O público poderá conferir uma peça de estética híbrida e lúdica que traz beleza e leveza traduzidas em acrobacias em duo, música, palhaçadas, malabarismos e gag’s clássicas da palhaçaria. Por meio da chegada de Pulguita e Timbico no local, a confusão está armada. Um espetáculo que resgata a tradição do universo circense, unida às técnicas contemporâneas de circo. 

Duração: 60 min 

Local às 10h: EMEF José Antonio Netto

Local às 19h: Largo da Lona (Prainha)

Atuação: Mikael de Almeida Marques, Micheli de Oliveira dos Santos

 

15h e 20h - Jerônimo Show

+

Circo Caramba/SP

O palhaço Jerônimo preparou para o seu respeitável público um espetáculo no qual irá demonstrar todo seu talento como músico e artista circense, além de sua habilidade, sua graça, sua destreza, sua audácia, sua beleza e sua elegância. Talvez ele nem tenha tantas qualidades assim, mas esta excêntrica figura realmente acredita que é um showman, então, o melhor a fazer é embarcar com Jerônimo nesta aventura artística. 

Duração: 55 min 

Local: Lona 

Concepção, direção e atuação: Thiago Sales

Orientação Técnica: Bruno Edson, Hiran Silveira e Teófanes Silveira

Gravação e Mixagem de Trilha Sonora: Gutemberg Silveira e Ricardo Parma

15h - Sesc Dramaturgias – Comicidade Preta

+

João Artigos/RJ

O encontro se propõe como um espaço para a discussão sobre processos criativos voltado para a elaboração da cena, do tempo cômico, em conexão com o sentido de brincadeira, do jogo, num contexto afro centrado, considerando o Palhaço como um criador de mandingas, cuja lógica fantástica está na ampliação da capacidade generosa de um jogador mandingueiro e brincante. 

Duração: 180 min 

Local: Sesc Camaquã (R. Marcírio Dias Longarai, 01)

*Indicado para profissionais de teatro e circo 

23/11

.

10h – A Espera

+

Odelta Simonetti/RS 

A mesa é posta com toda a pompa para um encontro muito especial, a comida foi preparada e está deliciosa, a palhaça se arruma e finaliza os últimos detalhes. Tudo pronto! É só esperar seu convidado chegar. É só esperar… esperar… esperar… O tempo passa e nada da campainha tocar. A linguagem utilizada é a da palhaçaria, sob uma ótica feminina, relê gags clássicas e cria novas, utilizando elementos como música ao vivo, trilha sonora original, mágica e interação com a plateia.

Duração: 30 min

Local: Lona 

Criação e Atuação: Odelta Simonetti

Trilha Sonora Original: Felipe Tomiello Kuquertt

12h - A Banda do Jerônimo: Uma Inusitada Banda de Um Homem Só

+

Circo Caramba/SP

Um homem-banda já é algo bastante excêntrico! Agora, imagine quando um palhaço se mete a querer tocar vários instrumentos ao mesmo tempo! E se esse palhaço for o Jerônimo, a loucura é ainda maior, já que ele vai utilizar instrumentos nada convencionais, como violão com corpo de bacia, gaita de pente, balde de lixo, forma de pizza, buzinas, tampas de panela, campainhas e muito mais. Tudo isso, somado a muita interação com o público, só pode resultar em pura diversão. 

Duração: 40 min

Local: Esquina Democrática

Jerônimo: Violão, voz, pente, balde de lixo, tampas de panela, campainha, buzina 

 

15h e 20h - Cabeça de Nego

+

Coletivo Criadores Circenses/RJ 

Cabeça de Nego é um espetáculo-brinquedo. É uma performance com base no jogo que utiliza habilidades circenses como pretexto para produzir um tempo espaço de jogo teatral sutil capaz de criar as condições sensíveis de cumplicidade, identificação, pertencimento e desejo coletivo para fazer fluir provocações às humanidades. Cabeça de Nego tem o erro, rasuras e contradições como fundantes de uma maneira encantada der ler mundo na ampliação das gramáticas. O palhaço como um encantador de corpos e palavras e criador de impossíveis alegres e coletivos. O riso numa perspectiva afropindorâmica. 

Duração: 60min 

Local: Lona 

Performance: João Carlos Artigos

Assistente de Direção: Fábio Freitas

Concepção e Dramaturgia: João Carlos Artigos e Sérgio Machado

Assessoria em Palhaçaria: Leris Colomabioni. 

 

19h – O Circo da Rarley

+

Odelta Simonetti/RS 

Rarley Davidson faz parte do grande Circus Davidson, conhecido por seus números de “altíssima periculosidade”, onde quem leva a fama são seus irmãos, pai e tios – os homens da família. Ela passa a vida vendendo pipoca e fazendo assistência em números de mágica do grande Carequinha Davidson, seu tio.  Porém, seu maior sonho é poder pular em copo d’água, andar na corda bamba, colocar a mão na boca do leão. Ao reproduzir as maiores atrações do grande circo, ela parte numa jornada para descobrir o seu lugar e soltar a sua voz num ambiente que a representava de forma limitada. Neste percurso, ela dividirá com o público momentos  de alegria, encantamento, feflexão e muita graça.  

Duração: 40 min 

Local: Largo da Lona (Prainha)

Atuação e Produção: Odelta Simonetti

Direção: Ana Fuchs

Figurinos: Rachel Zilio

Trilha Sonora: Esmeralda Frizzo e Felipe T. Kuquertt

Cenário: Felipe Tomiello Kuquert

24/11

.

10h - La Perseguida

+

Teatro Vagamundo/RS 

Inspirado em grandes números clássicos de palhaços, é diversão garantida para todas as idades! Melancólico, dócil e cruel, Rabito espera pelo grande amor de sua vida em meio a números circenses. O espetáculo é nutrido pelo improviso, criando armadilhas para o público aventurar-se em uma vivência intensa e comovedora ao lado do Palhaço Rabito. 

Duração: 70 min 

Local: Lona 

Atuação: Daniel Lucas

Direção, Cenário e Figurino: Bi Naluna

Maquiagem: Daniel Lucas

Iluminação: Bi Naluna

Produção: Teatro VagaMundo

15h e 20h - Dona Bilica e o Boi de Mamão

+

Pé de Vento Teatro/SC 

A Brincadeira do Boi de Mamão é uma manifestação cultural tradicional que remonta ao século XVIII, trazida pelos colonizadores açorianos. As celebrações da Brincadeira do Boi de Mamão ocorrem em várias comunidades do litoral catarinense, incluindo cidades como Florianópolis, São Francisco do Sul, Itajaí e Garopaba. Cada região tem suas próprias variações da brincadeira, com trajes, músicas e danças únicas que refletem a identidade local. 

No espetáculo, a hilariante personagem Dona Bilica é a anfitriã da festa e, para manter esta festividade viva ela convida o público a participar da brincadeira. Tem música, dança e muita alegria. Entre estórias, causos e cantorias, o público conhece o cavalinho, o boi, a maricota, a bernunça, suas danças e cantorias, e entra em contato com esta linda brincadeira de criança. 

Duração: 60 min 

Local: Lona

Direção: Vanderleia Will

Elenco: Vanderléia Will, Carina Scheibe, Aline Maciel, Ju Freitas e Vinicius Damian

 

19h - O Incrível Grillo

+

Grillo/RS 

Na compilação de suas maiores habilidades circenses, Grillo nos dá um incrível exemplo de um excêntrico musical interpretando grandes clássicos da modernidade. Entre outras maravilhas, nos conta sobre a filosofia que existe por trás de uma simples bolha de sabão, que leva a intervenções com bola de contato, dança e bumerangues que carregam profecias. De forma fofa e cômica, traz ao público experiências de circo clássico e contemporâneo, mas sobretudo a experiência vital do riso. 

Duração: 30 min

Local: Largo da Lona (Prainha)

Atuação: Grillo 

15h - Sesc Dramaturgias - Comicidade Preta

+

João Artigos/RJ

O encontro se propõe como um espaço para a discussão sobre processos criativos voltado para a elaboração da cena, do tempo cômico, em conexão com o sentido de brincadeira, do jogo, num contexto afro centrado, considerando o Palhaço como um criador de mandingas, cuja lógica fantástica está na ampliação da capacidade generosa de um jogador mandingueiro e brincante. 

Duração: 180 min 

Local: Sesc Camaquã (R. Marcírio Dias Longarai, 01)

*Indicado para profissionais de teatro e circo 

 

25/11

.

10h - Respira Não Pira

+

NIC Mulheres Palhaças/RS 

Este é um exercício que pode ser contagiante. O riso e a poesia das palhaças têm o poder de transformar aqueles que se deixam levar por seus encantamentos. Podem ser consumidos em doses cavalares, sem medo dos efeitos colaterais. Trata-se de uma performance/saída de campo realizada por sete palhaças. Um passeio cheio desencontros, trocas e conexões preciosas com as pessoas da cidade, que visa a interação sensível com o espaço e com as pessoas passantes.  

Duração: 50min 

Local: Esquina Democrática

Palhaças e Pesquisadoras: Alessandra Matzenauer, Carla Vendramin, Letícia Moreir, Kalisy Cabeda

Palhaça e Produtora: Lolita Goldschmidt

Palhaça e Diretora: Melissa Dornelles

Palhaça e Assistente de Direção: Giovanna Zottis 

16h e 19h30 - O Circo dos Irmãos Saúde

+

Circo Teatro Artetude/DF 

Ankomárcio Saúde e Ruiberdan Saúde são amigos, irmãos e palhaços, que usando de elementos de esquetes tradicionais, temperadas com manobras acrobáticas e números de malabares, exercitam a incrível e maravilhosa arte da convivência. Um jogo em que os sentimentos oscilam da raiva ao amor em segundos, os irmãos exploram cenas cotidianas que levam ao espetáculo e ao espectador a dúvida se aquilo é ou não verdade. Esse trabalho que tem a simplicidade da rua e a grandiosidade do circo.  

Duração: 45 min 

Local: Lona 

Direção: Irmãos Saúde

Coordenação Geral: Ankomárcio Saúde Rodrigues

Produção: Ruiberdan Saúde Caetano

Direção Musical: Pablo Ravi Maroccolo

Elenco: Ankomárcio Saúde, Ruiberdan Saúde, Pablo Ravi Maroccolo 

 

17h - La Perseguida

+

Teatro Vagamundo/RS 

Inspirado em grandes números clássicos de palhaços, é diversão garantida para todas as idades! Melancólico, dócil e cruel, Rabito espera pelo grande amor de sua vida em meio a números circenses. O espetáculo é nutrido pelo improviso, criando armadilhas para o público aventurar-se em uma vivência intensa e comovedora ao lado do Palhaço Rabito. 

Duração: 70 min 

Local: Largo da Lona (Prainha)

Atuação: Daniel Lucas

Direção, Cenário e Figurino: Bi Naluna

Maquiagem: Daniel Lucas

Iluminação: Bi Naluna

Produção: Teatro VagaMundo. 

18h - O Circo Sem Teto da Lona Furada Meu

+

Rafael Schizzi/RS 

O sábio do futuro e não do presente, certamente não será o único que se especializa numa única língua-linguagem, mas sim aquele que mais linguagens e objetos souber manejar de forma a conectá-las, criando complexos sistemas de interação entre elas, sem privilegiar nenhuma nem outra, mas sacando combinações e a linguagem adequada para cada momento, espaço, cultura e ecossistema. O Palhaço Pitoresco, através das artes circenses, apresenta um caminho lúdico de conexão entre arte e público, unindo-os em um único objetivo, o amor.  

Duração: 45 min 

Local: Largo da Lona (Prainha)

Atuação e Direção: Rafael Schizzi 

Música: Orlângelo Leal

Figurino: Raquel Capeletto  

 

26/11

16h e 19h30 - O Show de Variedades da Mesma Coisa

+

Palhaça Rubra/SP 

O Show de Variedades da Mesma Coisa, vem construindo uma trajetória afetiva, passando por vários formatos e variação de repertório desde 2009. Em parceria com o cômico -guitarrista, Alvaro Lages e o palhaço-baterista, Danilo Dal Fara, a trinca aceitou o desafio de aprofundar a linguagem do improviso cênico e musical voltado para a família. O efeito multiplicador deste espetáculo tem acontecido e vem sendo compartilhado com a gente. A linguagem que chamamos de alta tecnologia humana (união da palhaçaria, música e improviso), gera autonomia criativa, inspirando a família à estender a atmosfera lúdica até́ em casa. 

Duração: 60min 

Local: Lona

Atuação: Lu Lopes, Álvaro Lages, Danilo Dal Farra

17h - Respira Não Pira

+

NIC Mulheres Palhaças/RS 

Este é um exercício que pode ser contagiante. O riso e a poesia das palhaças têm o poder de transformar aqueles que se deixam levar por seus encantamentos. Podem ser consumidos em doses cavalares, sem medo dos efeitos colaterais. Trata-se de uma performance/saída de campo realizada por sete palhaças. Um passeio cheio desencontros, trocas e conexões preciosas com as pessoas da cidade, que visa a interação sensível com o espaço e com as pessoas passantes.  

Duração: 50min 

Local: Largo da Lona (Prainha)

Palhaças e Pesquisadoras: Alessandra Matzenauer, Carla Vendramin, Letícia Moreir, Kalisy Cabeda

Palhaça e Produtora: Lolita Goldschmidt

Palhaça e Diretora: Melissa Dornelles

Palhaça e Assistente de Direção: Giovanna Zottis 

18h - O Circo Sem Teto da Lona Furada Meu

+

Rafael Schizzi/RS 

O sábio do futuro e não do presente, certamente não será o único que se especializa numa única língua-linguagem, mas sim aquele que mais linguagens e objetos souber manejar de forma a conectá-las, criando complexos sistemas de interação entre elas, sem privilegiar nenhuma nem outra, mas sacando combinações e a linguagem adequada para cada momento, espaço, cultura e ecossistema. O Palhaço Pitoresco, através das artes circenses, apresenta um caminho lúdico de conexão entre arte e público, unindo-os em um único objetivo, o amor.  

Duração: 45 min 

Local: Largo da Lona (Prainha)

Atuação e Direção: Rafael Schizzi 

Música: Orlângelo Leal

Figurino: Raquel Capeletto  

 

 

Ingressos

Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados antecipadamente no SAC do Sesc Camaquã (Rua Marcírio Dias Longaray, 01), a partir do dia 1º de novembro, das 8h às 15h, e nos demais dias das 7h às 20h, com exceção do sábado, onde o funcionamento será das 8h às 12h. Além disso, também é possível adquirir em qualquer outra Unidade do Sesc/RS ou pelo e-commerce, clicando aqui.