CONVERSAS CIRCO SUL – ASSOCIAÇÃO DE CIRCO DO RS

A Associação de Circo do RS partiu da iniciativa e mobilização de entidades ligadas as artes circenses do estado, tal como o Colegiado Estadual do Circo, a Direção de Circo do SATED-RS e diversos coletivos de artistas, produtores e trabalhadores que observam demandas importantes para a área. Em Santa Maria, durante a programação do Festival, a Associação estará em diálogo com artistas e comunidade para discussões sobre a área.

Data: 27/11
Horário: 20h
Local: Theatro Treze de Maio (Praça Saldanha Marinho, s/n)

Data: 29/11
Horário: 18h
Local: Deck do Mercado Público (Estação da Gare – Centro)

 

Data: 30/11
Horário: 17h
Local: Deck do Mercado Público (Estação da Gare – Centro)

EXPOSIÇÃO CIRCO EM CORES

Foram convidados, através do Museu de Arte de Santa Maria (MASM), 20 artistas para produzir as obras e doá-las para a Associação dos Amigos do Museu, que fará a comercialização das mesmas. O valor será revertido em alimentos para o Programa Mesa Brasil Sesc, como uma ação Social. As obras serão expostas em dois locais diferentes da cidade, aproximando o público dos artistas da cidade.

Data: 04 a 18 de novembro
Horário: De segunda a sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados das 9h às 12h30
Local: Sesc Santa Maria (Av. Itaimbé, 66)

Data: 19 de novembro a 01 de dezembro
Horário: das 10h às 21h
Local: Mercado Público (Estação da Gare – Centro)

AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

A ação de conscientização ambiental é uma proposta dos voluntários e foi elaborada durante o Curso de Preparação para o Voluntariado, que aconteceu no Sesc Santa Maria. Voluntários pretendem distribuir sementes e fazer abordagens ao público para impulsionar a conscientização ambiental de quem frequentará o evento. O grupo também planejou mobilizar a comunidade para uma ação conjunta: um mutirão de limpeza, no dia 03 de dezembro, no entorno da Gare de Santa Maria.

Datas/Horários: 26 a 30/11 (das 18h30 às 20h), 01/12 (das 17h às 18h), 03/12 (das 14h às 18h)
Local: Largo da Estação Férrea – Gare (Largo da Estação Irmão Estanislau, s/n – Centro)

AS DRAMATURGIAS POSSÍVEIS NAS ARTES CÊNICAS

A residência artística com o diretor brasileiro Renato Rocha objetiva investigar as possibilidades dramatúrgicas e suas diferentes camadas dentro do universo circense. O diretor levará os participantes a uma pesquisa sobre diferentes tipos de dramaturgias, seja na construção da cena, do espetáculo ou na própria vivência do artista, a partir de como o artista se relaciona com seu corpo, com sua técnica, suas emoções, seu discurso e os aparelhos circenses. Esse será o segundo encontro do diretor com artistas de Santa Maria, que estiveram juntos entre 5 a 7 de novembro. Renato Rocha desenvolve uma carreira internacional desde 2010 em Londres, Índia, Berlim, Tanzânia, Quênia, Egito, Paris, Nova Iorque, Edimburgo, Estocolmo, Budapeste, entre outros. O diretor, que fundou o NAI – Núcleo de Artes Integradas desenvolve ainda uma pesquisa artística multidisciplinar, que vem chamando de processo criativo antropofágico. Além disso, Renato colabora com projetos em diversos lugares do mundo no uso da arte como poderosa ferramenta na transformação social e no engajamento de comunidades e indivíduos em situação de vulnerabilidade, criando intercâmbios de metodologias e treinamentos para professor, facilitadores e agentes comunitários.

Data: de 27 a 29 de novembro
Local: UFSM – Prédio 31/Sala do Satie (Av. Roraima, 1000)

PRAÇA DE RECREAÇÃO

Data: de 30 de novembro a 01 de dezembro
Horário: das 14h às 18h
Local: Largo da Estação Férrea – Gare (Largo da Estação Irmão Estanislau, s/n – Centro)